Dona Zica

Dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva do Nascimento (6 de fevereiro de 1913 - 22 de janeiro de 2003), sambista da velha guarda da Estação Primeira de Mangueira, foi a última mulher do sambista Cartola. Foi um grande símbolo do carnaval carioca. Participou da novela Xica da Silva. Sua biografia foi escrita pela escritora pernambucana Odacy de Brito Silva. Dona Zica, morreu aos 89 anos de problemas cardiovasculares, é figura inesquecível na história da nossa música.

Era bastante amiga de Dona Neuma, outra grande personalidade da Mangueira.

Dona Zica já tinha mais de 40 anos de idade quando se casou com Cartola (Angenor de Oliveira), em 1954. Eles se conheciam desde jovens mas nunca haviam namorado. Zica casou-se com 19 anos com seu primeiro marido, teve seis filhos, um adotivo. Ficou viúva duas décadas depois. Cartola também se casara, porém não tivera filhos,era estéril,enviuvara, vivera mais de 10 anos longe da Mangueira. Um dia, voltou e começou a querer namorar a Zica. Casaram-se e viveram juntos 26 anos, até a morte dele, em 1980.

A escola de samba da Mangueira foi fundada em 1928, sendo a segunda escola da história do Rio, fusão de cinco blocos carnavalescos.

Categoria:Sambistas Categoria:GRES Estação Primeira de Mangueira Categoria:Cartola Categoria:Afro-brasileiros

Fonte: Wikipédia

2 produtos de Dona Zica

Pq21645265 DVD » Cartola e Dona Zica: DVD Programa MPB Especial
Cartola, Dona Zica
Cartola e Dona Zica: DVD Programa MPB Especial Em 1973, quando gravou este MPB Especial na TV Cultura, Cartola j&aacu...
Pq1766711 DVD » DVD Roda Viva: Dona Zica - Fevereiro / 1994
Dona Zica
Atenção: produto em DVDR, confira a lista de equipamentos não compatíveis*. No centro des...

MaisProdutos

HospedeBem

Seu site é bem hospedado? Este site é hospedado na Hostgator que tal colocar seu site por lá?
© 2014 Cristiano Dias. Alguns direitos reservados. Só alguns, não se preocupe.
Based on a tbeseda & 5ThirtyOne design. Shopalunga Seggundeza.
RSS