Papo do Unplanned sobre o SxSWi 2013

Ontem eu, Patrice Lamiral, Franklin Costa e André Foresti fizemos um hangoutzim sobre nossa experiência sobre o SxSW Interactive 2013. Ou pelo menos as partes onde estávamos sóbrios e lembramos.

No início do vídeo minha webcâmera não estava configurada direito mas depois eu conserto e você pode ver tranquilamente minha cara de cansado.

73% dos brasileiros assistem à TV enquanto usam redes sociais

Aponta estudo.

Resultados do Relatório de Tendências de Consumo em TV e Vídeo de 2012, estudo anual realizado pelo ConsumerLab, o laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, revelam que 62% das pessoas assistem à TV enquanto usam redes sociais – um fenômeno denominado Social TV. No Brasil, este número é ainda maior: 73%, um aumento de 25% em relação ao ano passado.

A questão não é se a internet vai matar a TV ou não. Eu sei. A TV não matou o rádio. Mas também não é como se o rádio tivesse ainda hoje a força e importância que tinha 60 anos atrás. Mas também não é disso que estou falando. Se mais da metade das pessoas vê TV e computador ao mesmo tempo* onde você acha que está a atenção delas quando a novela para e entra seu comercialzão bonitão?

* Esse número de 73% assim solto não diz absolutamente nada. 73% de quem? Dos internautas? Dos usuários de redes sociais? Das pessoas que tem TV? Não muda o meu ponto, mas… tá tosco.

O SEO morreu

Já tem quase um mês que abri um tumblr, o crisdias.tv. O objetivo é ser meu repositório de curadoria (vulgo: olha que coisa legal eu achei por aí) pelo simples fato de que a ferramenta do Tumblr facilita muito mais a criação de posts rápidos para esse tipo de conteúdo. Enquanto isso o crisdias.com fica pra alguma outra coisa como esse texto aqui.

Por ser novo e ainda nem ter tanto conteúdo assim (e muitas vezes fotos sem texto descritivo) o site não é muito googlável. O que não impediu o crisdias.tv de ter uma média de acessos comparável ao crisdias.com em dias normais, mesmo este blog aqui tendo quase 11 anos de conteúdo. Como? 90% do tráfego do crisdias.tv vem de redes sociais (vulgo Twitter e Facebook).

É claro que o SEO não morreu, que meu site é um tipo específico de conteúdo e que coisas como e-commerce dependem mais de mecanismos de buscas. Mas taí um exemplo pra um dia mostrar pra galera que acha que social não precisa estar na estratégia de aquisição de leitores de um site. Eu só botei esse título sensacionalista porque ele fica bem em redes sociais, sabe como é… de zua.

PS: não faço ideia que 2 visitas de “campanha” são essas.

Making Friends & Influencing People – We Are Social’s beginner’s guide to social media


(link para o Slideshare)

Uma apresentação sobre mídias sociais que usa a mesma citação do Cory Doctorow que eu uso nas minhas tem que estar no meu blog.

Para a wearesocial os 10 mandamentos para fazer amigos e influenciar pessoas são:

1 – Foco nas pessoas, não na tecnologia.
2 – Crie conversas, não crie campanhas.
3 – Conteúdo é o meio, não o fim.
4 – Adicione valor à vida do público.
5 – Ouvir é o novo gritar.
6 – Espalhe a palavra.
7 – Esteja sempre preparado.
8 – Meça seu progresso.
9 – Otimize constantemente.
10 – Entre nessa para um longo prazo.

Se você já trabalha com mídias sociais já deve (deveria!) estar cansado de ouvir mandamentos como esse. Imprima e leve na carteira para aquelas reuniões mais tensas.