Google Buzz e a filosofia

Eu não sei se é uma boa mandar o Buzz replicar lá tudo que eu coloco no Twitter. Eu não gosto do povo que faz isso com o Facebook, acho que são duas “velocidades de internet” diferentes. No Buzz, por exemplo, vai aparecer tudo que eu colocar no Twitter, a quantidade de ruído é enorme. Eu não fico vendo tudo que escrevem no Twitter, dou uma olhada nos 10… 20 itens mais recentes e sigo. No Buzz vai aparecer tudo como item não lido, gerando aquela ansiedade de inbox zero que as pessoas tem, até mesmo no Google Reader.

Sei lá… filosofando… Qual a sua opinião?


:: Escrito por Cristiano Dias, dia 10 Feb 2010, 09:47, em Pontocom.

26 Comentários

  1. Xexell
    Google Chrome 4.0.249.78 Windows Vista

    Acho que não deve-se misturar as coisas

    10 Feb 2010, 09:51, Google Chrome 4.0.249.78 Windows Vista
    IP: 189.82.244.203
  2. Glaydson
    Google Chrome 5.0.313.0 Linux

    Minha opinião: cada um no seu quadrado. Sem integração, por favor. Já basta formspring integrado com Twitter.

    10 Feb 2010, 09:52, Google Chrome 5.0.313.0 Linux
    IP: 189.96.33.91
  3. Cristiano Dias
    Safari 531.21.10 Mac OS X

    … por outro lado, pensando aqui, eu não tenho a menor intenção de escrever alguma coisa exclusivamente no Buzz. Ele estaria entre o Twitter e o blog? Existe espaço aí?

    10 Feb 2010, 09:53, Safari 531.21.10 Mac OS X
    IP: 189.100.228.124
  4. xisberto
    Mozilla Firefox 3.0.9 Ubuntu Linux

    Concordo com esse ponto de vista. O Buzz está dentro do e-mail, dá um negócio mesmo ver aquele monte de itens não-lidos. Vai ser muito flood.

    10 Feb 2010, 09:53, Mozilla Firefox 3.0.9 Ubuntu Linux
    IP: 161.148.143.132
  5. Peruka
    Mozilla Firefox 3.6 Mac OS X

    E pelo que eu vi até as notificações são chatas e não tem muita forma de controlar os email sem ser por filtros no Gmail.

    E se você comenta alguma coisa na “buzzada” de alguém, automaticamente você começa a seguir qualquer outro comentário que alguém colocar, ou seja, inbox zero nunca mais.

    Acho que vai valer a pena integrar o Twitter no Buzz se rolar uma customização, como postar apenas tweets com tags específicas e opção de postar apenas “buzzadas” determinadas no Twitter, estilo tumblr.

    10 Feb 2010, 09:57, Mozilla Firefox 3.6 Mac OS X
    IP: 189.100.243.34
  6. Gustavo Costa
    Safari 531.21.10 Windows XP

    Concordo com você e com o colega Glaydson, creio que todos os serviços são usados além de formas diferentes para públicos diferentes, com variados níveis de privacidade. E repitindo o que o Glaydson já disse, já basta o formspring integrado com o twitter…

    10 Feb 2010, 10:01, Safari 531.21.10 Windows XP
    IP: 189.34.163.210
  7. Pedrovisky
    Mozilla Firefox 3.5.7 Windows XP

    Também não estou certo de que vale a pena integrar twitter ou não, justamente pelo timing, como você citou..

    Mas filosofando, o Buzz é um agregrador de todos os conteúdos produzidos por nós em redes sociais. Permite que as pessoas que nos “seguem”, vejam tudo nosso num lugar só. Acho que ele vale a pena para fotos, vídeos, textos compartilhados no reader e por enquanto só.

    Acho que por enquanto será só para isso que usarei o Buzz. Ainda não me vejo dando uma dedicação/produção exclusiva a ele.

    10 Feb 2010, 10:03, Mozilla Firefox 3.5.7 Windows XP
    IP: 200.186.222.67
  8. AndreSinkos
    Safari 531.21.10 Mac OS X

    Temos mais ferramentas do que conteúdo, o google está tentando de toda forma centralizar todo o universo em uma página, o problema é que temos necessidades diferentes e ferramentas boas o suficiente para nos expressar de forma eficiente, mas vai saber os planos da abelha rainha?

    10 Feb 2010, 10:04, Safari 531.21.10 Mac OS X
    IP: 200.250.104.10
  9. Wellington
    Mozilla Firefox 3.6 Windows XP

    Essa “ansiedade de inbox zero” é cruel mesmo!

    10 Feb 2010, 10:04, Mozilla Firefox 3.6 Windows XP
    IP: 200.158.188.178
  10. luizhbsilva
    Mozilla Firefox 3.6 Windows XP

    Concordo que o tipo de conteúdo, o público e a velocidade são diferentes. Gosto da ideia de integração, mas acho que deve ser pensado melhor a questão dos filtros de envio.

    10 Feb 2010, 10:09, Mozilla Firefox 3.6 Windows XP
    IP: 189.112.75.121
  11. VonNaturAustreVe
    Mozilla Firefox 3.6 Linux

    Eu integraria durante um curto período de tempo para fazer um teste :) se não visse que não vale a pena desabilitaria a integração.

    []‘s

    10 Feb 2010, 10:16, Mozilla Firefox 3.6 Linux
    IP: 201.47.161.103
  12. Alex
    Mozilla Firefox 3.6 Windows XP

    Excelente conclusão, tenho o mesmo ponto de vista, apesar de ainda não ter o Buzz no meu Gmail, pelo que li e vi no video pode gerar esse tipo de problema msm, como bem lembrando no Google Reader que o meu nunca chega a zero e faço como vc no twitter, leio os 10 ou 20 ultimos posts apenas. Como disse uma ótima visão sobre o que pode acontecer com o Buzz.

    10 Feb 2010, 10:34, Mozilla Firefox 3.6 Windows XP
    IP: 200.145.245.198
  13. Manoel Netto
    Mozilla Firefox 3.5.7 Mac OS X

    Seria interessante uma integração como a do LinkedIN. Uma hashtag específica, além do cadastramento (senão vira LiveStream), pra mandar algo pro Buzz.

    Eu gostaria, por exemplo, de apenar tuitar um “#buzz Chegando no cinema, cadê a galhere?” e isso ir parar no Buzz geolocalizado, exercendo a função do 4Square.

    Abs

    10 Feb 2010, 10:42, Mozilla Firefox 3.5.7 Mac OS X
    IP: 189.100.158.76
  14. luix10
    Mozilla Firefox 3.0.1 Windows XP

    uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa

    mas pode-se testar… afinal, só há um meio de descobrir

    [ filosofo_de_boteco mode = off ]

    10 Feb 2010, 10:47, Mozilla Firefox 3.0.1 Windows XP
    IP: 189.55.0.187
  15. Augusto Namitala
    Mozilla Firefox 3.5.7 Linux

    O problema é que por a google ser uma empresa grande, nós acabamos criando expectativas muito grande de seus serviços..
    Mas sério, só consegui ver os lados negativos desse buzz até agora.

    10 Feb 2010, 10:58, Mozilla Firefox 3.5.7 Linux
    IP: 200.131.50.10
  16. Edson
    Google Chrome 4.0.249.78 Windows 7

    Concordo com o Manual Neto o link que o Linkedin cria não gera a poluição que rola no facebook.
    Mesmo criando listas no twitter, eu também só vejo os 20 primeiros twits.

    10 Feb 2010, 11:38, Google Chrome 4.0.249.78 Windows 7
    IP: 189.83.5.148
  17. Vinicius Alves
    Google Chrome 5.0.317.2 Windows Vista

    Percebo que as pessoas (inclusive eu) tem necessidade de estarem presentes em todos os lugares, Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, Windows live, Gtalk, Google Wave, e agora o Buzz (Onipresença). No fundo querem se enturmar, serem aceitas, serem ouvidas, e de alguma maneira se sentirem parte do grupo (psicologia barata de boteco). Os aplicativos daqui pra frente agruparão cada vez mais todas essas “portas” para não perderem espaço no mercado, mas acredito que em breve teremos (ou já temos) divisões bem nítidas em relação a utilização de todas essas maneiras de se fazer presente virtualmente. Grupos surgem de acordo com afinidades, classe social, sexo … bla bla bla, e quem sabe nos encontraremos em algum gueto cibernético, atrás de sensações que saciem nossa ansiedade. Como as drogas, cada um usa o que lhe dá mais prazer e lhe convém, porém alguns vão querer cada vez mais, até rolar uma overdose de web 2.0.

    10 Feb 2010, 12:19, Google Chrome 5.0.317.2 Windows Vista
    IP: 187.3.132.111
  18. Fernando Luz
    Mozilla Firefox 3.6 Windows XP

    Se você não vai postar nada novo, pra que dizer a mesma coisa em lugares diferentes?

    10 Feb 2010, 12:31, Mozilla Firefox 3.6 Windows XP
    IP: 201.54.229.194
  19. Carlos Correa
    Google Chrome 5.0.317.2 Windows XP

    Realmente a necessidade da ‘inbox zero’ é um problema para muita gente (eu incluso), entranto integração possível e imaginária seria a inversa, onde centralizamos (ou não) as postagens no buzz, e a partir dele, para as outras redes, e o twitter.

    Suponho que essa questão de ruído é melhor trabalhada por lá.

    PS: minha conta está configurada para replicar o que posto no twitter, e no entanto os posts não apareceram por lá ainda, nem sei se vão.

    10 Feb 2010, 12:33, Google Chrome 5.0.317.2 Windows XP
    IP: 200.18.53.213
  20. Yahoo! Brasil - Colunistas » Geração F5
    WordPress 2.9.1

    [...] atualiza a quantidade de “new tweets” postados em minha timeline. Também sofro, como o Cris Dias, da “ansiedade de inbox zero”, que faz com que eu consulte minha caixa postal com regularidade [...]

    10 Feb 2010, 15:28, WordPress 2.9.1
    IP: 187.45.198.85
  21. Alex Frachetta
    Mozilla Firefox 3.6 Windows 7

    Outra forma de resolver o problema da inbox zero é utilizar a ferramenta do Google Labs que faz o Gmail para de contar os itens não lidos! há!

    10 Feb 2010, 19:11, Mozilla Firefox 3.6 Windows 7
    IP: 189.46.133.109
  22. Jeancarlo Cerasoli
    Google Chrome 4.0.249.49 Mac OS X

    Como um dos primeiros usuários brasileiros do Twitter, vc deve lembrar que tudo que é novo parece confuso no começo e as pessoas ficam tentando categorizar, relacionar com outras coisas que conhecem, etc… Tá engraçado ver o mesmo acontecendo agora com o Buzz, do mesmo jeito que ocorreu com o Wave pouco tempo atrás.

    O fato é que o produto “pega” (ou não) e acabamos encontrando um espaço pra ele em nossa vida.

    Penso que o Twitter, por estar mais próximo do blog, é algo mais genérico, mais público. Ao passo que o Buzz, por estar dentro do email, acaba assumindo um ar mais intimista, mais privado. Assim, me parece que ele vai acabar se limitando aos círculos mais próximos, aqueles aos quais vc fornece seu email, enqto o Twitter fica pra galera.

    Faz sentido?

    10 Feb 2010, 22:31, Google Chrome 4.0.249.49 Mac OS X
    IP: 201.82.171.176
  23. Witaro
    Mozilla Firefox 3.5.7 Windows XP

    O Buzz não vem do Wave, embora esse tenha tido muito Buzz. Ele vem do esquema de compartilhamento do Google Reader implementado a seis meses. Parecia uma questão de tempo para ele crescer e ganhar mais autonomia, funciona muito bem. Os pontos fortes dele antes de virar Buzz eram o maior controle sobre o nível de acesso (“grupo particular” vs.”público”), maior controle de lido/não-lido e melhor recuperação/busca. Buzz herda tudo isso e para mim são ótimos recursos. Mas vejo que o Buzz ainda tem sérios problemas para bater um Twitter da vida, é muito Google (parafernália no meio, não muito personalizável), muito tímido. Não vejo muita gente divulgando http://www.google.com/profiles/#buzz. Ainda…

    Claramente Google quer ser o “Sistema Operacional” por onde todo o conteúdo da web deveria passar/rodar. Embora um tanto antipático, permite muitas conveniências dada a estúpida e crescente quantidade de informação para gerenciar, assim como a crescente necessidade de robustez para lidar com isso (Quem quer Baleias?). Vejo potencial (seria o “like” um RT fácil de contabilizar e fazer algo à la Digg?).

    11 Feb 2010, 01:44, Mozilla Firefox 3.5.7 Windows XP
    IP: 201.9.217.89
  24. B! Carlos Fran · Buzz… Filosofar é necessário!
    WordPress 2.9.1

    [...] de ler o Cris Dias, já sentia aquela vontade enorme de falar sobre o buzz na Internet. Vamos [...]

    12 Feb 2010, 19:58, WordPress 2.9.1
    IP: 67.205.55.223
  25. Daniel Duarte
    Google Chrome 4.0.249.89 Windows 7

    Gostei do que o AndreSinkos falou, “Temos mais ferramentas do que conteúdo”…

    Quanto ao meu ponto de vista, acho que quanto mais redes, mais complicado fica a vida do internauta. Quando eu expresso uma opinião ou trago meu ponto de vista, minhas idéias a público, por meio de twitter, myspace, facebook, orkut ou qualquer que seja, tenho obrigatoriamente uma necessidade de resposta, do que as outras pessoas pensam ou acham daquilo, porém, nem sempre seu círculo de amizade ou interesse compartilham das mesmas ferramentas, fazendo com que você necessite espalhar a informação no maior número possível de ferramentas a fim de ter a tão esperada resposta.

    Se você fica focado apenas numa ferramenta, se estreita o número de respostas, pois nem sempre aquele seu amigo que tem Orkut, tem twitter, ou tem facebook mas não tem Twitter e assim vai… Ao mesmo tempo, pra pessoa que tem Orkut, Twitter, Facebook e vê sua mesma história nos 3, sempre, rotineiramente, começa a taxar como mala, xarope, que fica enchendo as coisas de lixo… E pra quem quer ser ouvido, postar a mesma coisa em mais de uma ferramenta requer um trabalho desgraçado, e loga daqui, desloga dalí, Ctrl+c, Ctrl+v e assim vai… Sem mencionar ler todas as respostas, ou caçar, como se precisa fazer em determinadas ferramentas.

    Conclusão ? Não sei… Acredito que uma união de todo esse universo possa ser o ideal para o internauta, mas longe de acontecer devido os interesses financeiros de cada ferramenta, mas a princípio, acredito essa ser a idéia do Buzz(inga)!

    Ainda que, no momento, isso ocorra de fora pra dentro, apenas recebendo os dados de outras ferramentas e não de dentro pra fora, publicando de apenas um espaço para várias ferramentas.

    18 Feb 2010, 17:17, Google Chrome 4.0.249.89 Windows 7
    IP: 201.42.169.235
  26. ED
    Google Chrome 4.0.249.89 Windows Vista

    Sei lá Cris,

    Acho legal do Buzz eu de lá ver as fotos do picasa, os compatilhamentos do reader, as atualizações dos blogs de quem sigo, e os tweets também, porque não?

    Penso que essa centralização pode ser bacana… é lógico que eu não leio tudo que sigo no twitter.. nem tem jeito. Eu também tenho a aflição para ver o inbox zerado (já passei um período de férias determinado a zerar minha entradas no gmail que estavam passando de 2000 – e consegui), mas acho que com o buzz, vai ter alguma coisa meio parecida com o twitter, de simplesmente se ignorar algumas entradas… e só marcar como lido. Talvez se prestando uma maior atenção a postagens de alguns usuarios considerados mais relevantes, vamos assim dizer.

    Eu acho ainda que há mais demanda por integração ainda, talvez uma interface, de onde você pudesse ver as entradas de cada plataforma, e desse mesmo lugar você poder direcionar o que você quiser que apareça em cada uma delas.

    Assim se um maluco quiser ter uma imagem no facebook, outra no orkut, outra no twitter, e outra ainda no buzz ele poderia. Além de poder é claro separar grupos diferentes para se relacionar em cada ambiente. Seja no caso de grupos completamente isolados um do outro, ou grupos concentricos de níveis de relacionamento diferenciados, se essa for a intenção do freguês.

    (mas essa é a minha idéia de um milhão de dólares)

    23 Feb 2010, 01:34, Google Chrome 4.0.249.89 Windows Vista
    IP: 201.80.34.247

Deixe seu comentário

Acompanhe os comentários via RSS.

Quer assinar os comentários sem deixar um? Use RSS ou receba por e-mail ligando a opção abaixo:

© 2000-2008 Cristiano Dias. Alguns direitos reservados. Só alguns, não se preocupe.
Based on a tbeseda & 5ThirtyOne design. doismidela primeraza
RSS