Jesus é meu centro-avante, nada me faltará

reza486217

Fervor religioso nos gramados causa constrangimento

Ao ver os jogadores brasileiros ajoelhados rezando no meio do gramado, comandados pelo zagueiro Lucio, um narrador da rede britânica BBC observou que o capitão da seleção “parecia um pregador evangélico pela emoção com que proferia cada palavra”.

No blog da BBC:

Será que a tolerância da entidade teria sido a mesma se ao final do jogo algum jogador mostrasse uma camiseta dizendo “Eu não acredito em Deus” ? Ou se outro fosse um pouco além e gravasse no peito algo como “Essa vitória foi obtida graças ao esforço dos jogadores sem nenhuma interferência divina ou sobrenatural”?

No Estadão:

Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes europeus hoje. Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir a seleção brasileira.

Sua religião no dos outros é refresco, claro.


:: Escrito por Cristiano Dias, dia 2 Jul 2009, 11:00, em Brasil-sil-sil.

52 Comentários

  1. Maite Lemos

    Até que enfim alguem reclamou dessa palhaçada.
    pensei q só eu tinha achado ridículo.
    Pô! Legal que os caras não usam drogas, não dirigem bêbados nem catam mulher.
    Esportista tem q ter comportamento exemplas mesmo. Tem um monte de criancinha q quer ser igual quando crescer.
    Mas daí a sair esfregando a sua religião na cara dos outros nos momentos mais inoportunos… não tem nada a ver.
    Religião é uma coisa q cada um tem pra si (ou não tem), não é pra ficar abalando por aí em cima disso.

    2 Jul 2009, 13:28, via Google Chrome Google Chrome 2.0.172.33 no Windows Windows XP
    IP: 200.138.211.126
  2. NECRON_CRI

    Concordo com as citações…
    Maior palhaçada isso de ficar rezando em grupo, para agradecer a vitória e tudo o mais…
    Sou cristão, catolico, acredito fielmente em Deus, mas desaprovo tais atitudes..

    Uma coisa é agradecer por não ter sofrido nenhuma lesão e tudo o mais, outra, e agradecer por ter ganhado, e atribuir isso somente a Deus… Se for desta forma Deus então torce para o Brasil?

    Sucesso,
    Abraço

    2 Jul 2009, 13:42, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows XP
    IP: 189.115.24.12
  3. FIFA repreende comemoração religiosa da seleção brasileira « Blog da UNA

    [...] Cris Dias [...]

    2 Jul 2009, 13:54, via WordPress WordPress MU
    IP: 74.200.245.190
  4. Eduardo

    E o pior é que muitos desses jogadores nem têm religião, nem nada… tão ali só fazendo figuração.

    2 Jul 2009, 16:18, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 189.25.130.132
  5. Gabriel Silva

    Eu não entendo isso. Em 2002, quando o Brasil ganhou a copa, aconteceu o mesmo. Ninguém reclamou, nenhum jornalista(cof!) comentou nem nada.

    Ninguém ali obrigou um ao outro à ajoelhar e rezar/orar.

    Seguindo a mesma linha de raciocínio, fazer o sinal da cruz também se encaixa em “esfregando a sua religião na cara dos outros nos momentos mais inoportunos” ?

    2 Jul 2009, 16:47, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows Vista
    IP: 189.83.0.5
  6. Cristiano Dias

    Gabriel, deixa eu ver se entendi seu argumento: como em 2002 ninguém reclamou não é mais possível reclamar agora?

    E quanto a “Ninguém ali obrigou um ao outro à ajoelhar e rezar/orar.” você tem certeza? Alguém aqui garante que um jogador abertamente ateu (ou macumbeiro, ou seiláoque) teria lugar no time? Lembrando que o Pastor Lúcio é o capitão do time. Lembrando sempre a Copa do Mundo (94?) onde todos os jogadores apareceram de cabeça raspada e a esposa do Leonardo veio depois contar que forçaram o cara (mega vaidoso) a seguir a onda.

    2 Jul 2009, 16:55, via Safari Safari 530.17 no Mac OS Mac OS X
    IP: 189.120.180.137
  7. Gabriel Silva

    Não foi isso que eu quis dizer quanto a copa de 2002. Qualquer jogador de qualquer crença que seja, poderia demonstrar agradecimento a quem ele considere superior ou algo assim.
    O que eu não compreendo é o porque de um frenesi desse AGORA. Se isso já aconteceu antes, porque ninguém se manifestou antes?

    O que não invalida o fato de reclamar agora, claro.

    Não, não tenho certeza. Mas ninguém garante também que os jogadores foram forçados a se ajoelhar e participar.

    Ainda quero ver um jogador (ou vários, porque não) com uma camisa “I love satã”. Ia desencadear o mesmo burburinho.

    Graças a Deus (há) que inventaram o controle remoto. Qualquer um pode mudar de canal.

    2 Jul 2009, 17:13, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows Vista
    IP: 189.83.0.5
  8. Carlos H Junior

    Meu vascao está precisando de uma oração dessa!! Tá dificil do meu time meter gol hein!!!!

    2 Jul 2009, 18:24, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.16 no Windows Windows XP
    IP: 200.255.125.225
  9. Musashinm

    Acho errado toda essa demonstração de fé… Não importando a religião.

    Pois, como no caso do Leonardo (citado pelo Cris), quem garante que, num grupo de 40 pessoas (contando jogadores, comissão técnica, etc.), não há pessoas com crenças diferentes… Até porque, dentro do próprio cristianismo, existem diversas ramificações.

    E não precisamos ficar apenas especulando… Não é segredo pra ninguém a crença do Kaka. Ele não é católico… Tudo bem, não sei como são os cultos da religião dele. Mas e se forem diferentes do catolicismo… Quem garante que ninguém forçou-o a se a ajoelhar e rezar? Ou que ele preferiu unir-se ao grupo do que ser o excluído (em rede mundial)?

    Religião é (e sempre será) um tema controverso… Não há necessidade de leva-la para os esportes.

    E, Gabriel… Sim, realmente, existe o controle remoto! Mas imagine um brasileiro (fanático pela seleção) e judeu (fervoroso)… Ele tá comemorando a vitória com a família, amigos, etc., vendo a transmição da comemoração dos jogadores (pois só quem estava torcendo contra muda de canal). Quando derrepente, todos os jogadores, esfregam na sua cara uma religião contrária da sua… Não é uma coisa legal.

    2 Jul 2009, 18:30, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows Vista
    IP: 189.120.25.240
  10. Douglas

    pra que mostrar o ip nos comentarios???? muda isso.

    2 Jul 2009, 18:31, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 200.220.217.138
  11. NECRON_CRI

    Concordo com o post do Douglas…
    “pra que mostrar o ip nos comentarios???? muda isso”

    Será que é para mostrar a funcionalidade, e que sabe fazer. Cris, favor tirar isso. Muito ruim esta funcionalidade.

    2 Jul 2009, 19:06, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows XP
    IP: 189.115.24.12
  12. Leandro Braçaroto

    Essa eu não entendi, ateus vivem pegando no pé dos religiosos, é impressionante. Se eles querem rezar deixa rezar, se eles estão sendo obrigados não é da minha conta, é de alguem? tem algum deles pegando alguem aqui?

    Eles podem agradecer o que quiser, enquanto um reza por uma coisa, o outro agradece porque não se machucou e tal. Simplesmente acho que vida de ateu, é comentar de religião, não perdem uma. Mudem de canal igual o citado, vão arrumar o que fazer, deixa os caras, e outra coisa, quem segue alguma religião (os judeos citados) é muito mais fácil aceitar coisas assim sendo de outra religião do que os ateus que se sentem ofendidos com tudo.

    2 Jul 2009, 19:27, via Internet Explorer Internet Explorer 8.0 no Windows Windows Vista
    IP: 201.21.173.16
  13. Luiz Aquino

    Penso que essa atitude dos jogadores é um reflexo da origem e da ascensão social rápida que eles submetem. Ali não é manifestado somente uma emoção pelo momento, mas por todo o contexto que eles vivem.

    Não sei se em outros países, principalmente nos desenvolvidos, os atletas possuem esse fervor já que chegam a elite por vias estruturadas. Não é por “benção de deus” ou por qualquer outro elemento milagroso. Mas por uma rede de apoio e icentivo consolidada.

    Falta aos nossos jogadores o que falta a maioria do povo. A crença nos seus próprios méritos. O brasileiro só se sente vitórioso quando há um fator maior e inexplicável…

    eta povo triste…

    2 Jul 2009, 19:48, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 187.25.209.194
  14. Denis Dias de Lima

    Em 2002 ninguém reclamou, é verdade; mas tenho quase certeza que foi a primeira vez que fizeram essa celebração religiosa.

    Aí veio duas Copa América, duas Copa das Confederações e uma classificação de Eliminatórias, sempre com a mesma celebração mesmo com o elenco sendo quase totalmente diferente. Deixou de ser a celebração de um grupo para ser um ato quase obrigatório da Seleção.

    Mesmo sendo cristão, acho que o mais correto é que essa oração do grupo seja feita alguns minutos depois dentro do vestiário, não no meio do campo. O controle remoto não funciona nessa hora para quem está dentro do estádio, nem para quem está esperando a entrega das medalhas e troféu.

    Também não gosto da bagunça que fazem com as camisas, como vestí-las contrário ou rabiscá-las como fez o Cafú em 2002. Isso me incomoda ainda mais nos clubes, pois é nessa hora que os patrocinadores vão ver o retorno com a exposição da marca (ainda bem que tirar a camisa na hora do gol dá cartão amarelo).

    2 Jul 2009, 20:04, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 189.100.64.56
  15. Gabriel Silva

    Musashinm, meu ponto não foi justificar a atitude.

    O que eu quero dizer é que a magnitude que isso ganhou por causa da televisão, seleção brasileira, copa das confederações e etc.. não faz isso diferente de alguém fazer o sinal da cruz dentro de um ônibus lotado.

    A atitude é a mesma, a magnitude não.

    Eu posso não me importar com uma atitude, mas quando isso invade a liberdade do meu próximo, ela passa automaticamente da condição de certa para errada.

    2 Jul 2009, 20:07, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows Vista
    IP: 189.115.120.10
  16. Cristiano Dias

    Sobre os IPs: é porque de vez em quando aparece “um monte” de gente botando comentários como se fosse um grupo quando na verdade é o mesmo cara só mudando o nome e e-mail.

    Além disso é um aviso para os abusadinhos dos comentários: eu sei quem você é, encare os comentários do meu blog como um privilégio e não como um palanque.

    2 Jul 2009, 20:27, via Safari Safari 530.18 no Mac OS Mac OS X
    IP: 189.102.29.48
  17. Matheus Eduardo

    Eu tenho certeza que nenhum ali foi forçado. Isso tá mais pra “dor-de-cutuvelo” ou #mimimi de ateu / outras crenças. Só porque nunca viram nem nunca vão ver alguém levantando camisa “eu não acredito em Deus”.

    Outra: o motivo deles “divulgarem”, tá no próprio ensinamento, contido na base da religião, na Bíblia. É um mandamento de Jesus (Mc 15:16). Não vejo nada de errado na atitude dos evangélicos. E problemas dos “maria-vai-com-as-outras”.

    2 Jul 2009, 21:29, via Safari Safari 530.17 no Mac OS Mac OS X
    IP: 189.107.167.244
  18. Rodrigo

    Legal é ver um monte de gente falando isso só depois que o cara la de fora falou primeiro.

    2 Jul 2009, 22:49, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 200.158.185.50
  19. lent

    futebol e religião é assunto que não se discute. misturando os dois então… :)
    mas agora serio. achei legal a manifestação de fé dos caras e acho q não deveria se intervir.
    a única coisa q me incomoda é a ‘propaganda’ de jesus nas camisetas. e nada contra jesus aqui.
    apenas acho q manifestar fé é algo inspirador e comum a maioria das culturas e religiões, independente do nome que cada um da para seu deus. portanto, falar de deus legal e universal, falar de jesus, aí começa a confusão.

    3 Jul 2009, 08:03, via Safari Safari 528.16 no Mac OS Mac OS X
    IP: 187.26.36.246
  20. Mairus (192.168.0.2)

    Caraca! Nem imagino o tipo de malvadeza que o Cristiano deve fazer com os pobres portadores desses IPs, mas com certeza eles merecem… eu sugiro uma assinatura da e-letter da G-Magazine.

    Quanto aos religiosos, eu acho que deveriam respeitar mais aos símbolos pátrios, não pela pátria em si, pois essa não merece respeito nenhum, mas pelos que são colocados no mesmo pacote e são obrigados a fazer parte daquilo, como os outros jogadores, massagistas, torcida, EU… mas proibir também não sei se é o caminho… confesso que eu fiquei morrendo de medo que o Lúcio fosse levantar a taça com aquela camisa de Jesus é o senhor… e jamais vou perdoar o Cafú por ele ter rabiscado aquelas babaquices na camisa dele para levantar a taça de 2002.

    3 Jul 2009, 09:40, via Google Chrome Google Chrome 2.0.172.33 no Windows Windows XP
    IP: 201.12.27.10
  21. douglas

    o que o Cris faz com os IP não é o problema, pq querendo ou não, o IP de quem comenta aparece no wordpress. ;) O problema é divulgar pra todo mundo que entra aqui vê. Mas, que seja, eu só comento aqui com o IP daqui do trampo.
    abraços

    3 Jul 2009, 13:08, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 200.220.217.138
  22. Evandro Cesar

    Futebol e religião até se confundem devido a qualidade da clientela, no fundo é a mesma coisa

    3 Jul 2009, 20:47, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 189.68.76.183
  23. Priscila MOnteiro

    Oi… olha nem to sabendo dessa, não vi esse jogo, e não li esses jornais… o que por hora aqui parece que vai tornar meu comentário mais fútil do que ele seria na realidade, acabei de ler uma entrevista sua no digestivo, e fiquei muito curiosa a respeito da sua figura, pelo jeito como respondeu as questões, porque me senti “oh lá em casa” com as suas respostas despojadas, e tão intimas… rs rs rs
    só quis vir dizer que você parece ser um cara tão antenado e divertido que fico feliz por alguém assim ter sido tantas vezes pioneiro, rs
    não sou da idade da sua filha, mas acho que estou mais perto da dela do que da sua ou não, rs rs rs… mas meu pai me colocava no colo e ligava o tetris na frente do computador, e achei um máximo pensar as próximas gerações como vendo a televisão e o computador todos da mesma leva, e ainda vendo-se famosos pela telinha… talvez isso acabe com essa loucura por fama e sucesso, afinal é lugar comum mas todos podem, quem sabe essa nova geração venha carregada de soluções para probleminhas “mundanos” entrando no ar do debate por ai, rs rs rs
    confesso que só vim escrever porque no fim da sua entrevista você disse algo que acredito ser muito pertinente, tem gente que gosta de encher o saco só pra puxar pra baixo, palavras para elogios… então cá está, muito legal sua entrevista. E bem esclarecedora quanto a meios tecnologicos, rs fiquei até com vontade de ser programadora… mas não vou levar a fundo isso. Nunca tinha visto a coisa com essa cara… aliás, só vi tudo isso com a cara do Flusser o que me deixou imensamente irritada e desiludida com tudo, mas depois da forma simples e tão alto astral e humana que você expôs nossa voltei a me encantar por tecnologia rs espero que dure.
    Boa sorte nos novos pioneirismos!!!!

    4 Jul 2009, 02:57, via Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
    IP: 189.100.162.70
  24. Vinícius

    Eu entendo a FIFA não querer manifestações religiosas no futebol mas proibir alguém de expressar a sua fé é tão grave e repressor quanto proibir a passeata gay. A FIFA já proibe manifestações durante as partidas, não puniu a seleção brasileira alegando que as manifestações não foram durante o jogo, foram uma comemoração após a vitória e concordo que é complicado definir como alguém deve comemorar estar entres os melhores jogadores do esporte mais popular do mundo.

    E se um judeu fervoroso que é torcedor do Brasil ver os jogadores agradecendo a vitória exibindo uma religião diferente da dele? Paciência, ele tem que aprender a viver num mundo onde cada um é diferente. Da mesma forma que esses jogadores protestantes ou católicos vão ter que encarar com naturalidade comemorações por jogadores de outras religiões.

    Muito diferente de um Estado onde estamos lidando com muitas pessoas diferentes e religião não pode ser usada para definir os rumos já que não é um consenso, a comemoração de uma vitória é algo exclusivamente pessoal.

    Aos que falaram que alguém foi obrigado, eu acho muito difícil. É razoável assumir que a maioria dos jogadores deva ser católico ou protestante, já que são as religiões mais difundidas no Brasil. Pelo que conheço de ambas, os fiéis costumam se ajoelhar para rezar ou fazer orações, poderiam todos eles estarem juntos ali e cada um fazendo seus agradecimentos como bem entender.

    Feliz será o mundo quando as pessoas conseguirem conviver com as diferentes opiniões e pontos de vista.

    4 Jul 2009, 15:56, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux
    IP: 187.27.155.20
  25. Leandro

    poxa galera cada um faz o que bem entender, deixa os caras fazer oq querem o importante te a gente ganhar agora ficam se fazendo de bobos se n acredita em Deus problema de vcs

    para de olha o umbigo dos outro e cuida da propria vida pelo amor

    5 Jul 2009, 02:14, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows XP
    IP: 200.206.228.173
  26. Carlos Roberto

    A FIFA PROIBE ORAR, É JUSTO?

    GENEBRA – A comemoração do Brasil pelo título da Copa das Confederações, na África do Sul, e o comportamento dos jogadores após a vitória sobre os Estados Unidos causaram polêmica na Europa. A queixa é de que a seleção estaria usando o futebol como palco para a religião. A FIFA confirmou à Agência Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final. Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção brasileira fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a FIFA e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.

    “A religião não tem lugar no futebol”, afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi “EXAGERADA”. “Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. À Agência Estado, a entidade confirmou que espera que a FIFA tome “providências” e que busca apoio de outras associações. Fonte: Agência

    Ser “EVANGÉLICO” virou moda e tornou-se uma febre no meio esportivo, basta dar uma olhada nas transmissões de jogos pela TV e lá estão os “PSEUDO-EVANGÉLICOS” erguendo as mãos para o alto, fazendo o sinal da cruz, exibindo camisas, balbuciando palavras às vezes desconexas sem falar no tradicional “Pai Nosso”. Este ultimo é na base do BERRO como se fosse um “GRITO DE GUERRA” entre os atletas, mesmo que eles não tenham, na maioria das vezes, qualquer comportamento que expresse aquilo que estão REZANDO. O que me deixa perplexo e intrigado é ver pessoas que se declaram evangélicas aprovando tais práticas como se isto fosse um ORGULHO para a religião. A prova está aí, a febre KAKÁ que está mexendo com os evangélicos por ter o mesmo se declarado seguidor de uma das milhares de religiões existentes. A dele é a mesma dos Apóstolos ESTEVAM HERNANDES E SÔNIA HERNANDES os mesmos que foram detidos nos Estados Unidos por sonegação, com $50.000,00 dólares escondidos na BÍBLIA.

    Neste caso duas palavras me chamam a atenção, CAUTELA e PRECAUÇÃO. Cautela porque não é assumindo uma posição diante de um compromisso religioso que se pode definir um verdadeiro cristão, há de se analisar toda a sua conduta diante de todas as circunstâncias. Precaução porque hoje existem entidades que se definem como igrejas, mas que em nada se identificam com os princípios elementares na sua forma de adorar a Deus. Se duvido destes testemunhos? Com certeza absoluta! Não me convence, baseado nas ESCRITURAS, esta forma de espetacularizar e usar a fé transformando-a num meio de propaganda de GRUPOS RELIGIOSOS, que coloca de lado as questões básicas no exercício racional da fé. Como disse, hoje qualquer um e em qualquer lugar pode se declarar um EVANGÉLICO, fato que não dá nenhuma sustentação para acreditarmos que tais pessoas realmente tenham um comportamento adequado e afinado com os ensinos de Jesus.

    É justa a posição da FIFA? Não tenho duvidas quanto a isto uma vez que os evangélicos, isto inclui todos os grupos, se eximiram da responsabilidade de tomarem uma atitude mais forte nesta HIPOCRISIA RELIGIOSA. O que me deixa preocupado é que foi preciso a FIFA chamar a atenção de dirigentes para por um freio nesta exploração irracional da fé nos jogos de futebol. Prefiro assim a ter que conviver com a desmoralização da religião que já alcança índices alarmantes em nos quatro cantos da terra. Esta farsa religiosa precisa urgentemente ser desmontada, do contrário, só Deus sabe onde vamos parar!

    “BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo os conselhos dos ímpios, nem se detém no caminho dos PECADORES, nem se assenta na roda dos escarnecedores. ANTES, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” – Salmos 1 : 1 e 2. Este texto por si só da a dimensão exata do que deve ser a vida de um cidadão comprometido com o Evangelho, ele explicita qual deve ser a conduta que o homem deve ter para ser bem sucedido na sua vida. Paulo recomenda: “Fugi da APARÊNCIA do mal” – I Tessalonicenses 5:22 o que me permite afirmar que no mínimo há algo incompatível nesta onda de se envolver as questões religiosas com as práticas esportivas. Ali é um JOGO, portanto, condenável diante das Escrituras. Você pode refutar dizendo que é apenas uma PROFISSÃO no que não discordo, mas para um cristão verdadeiro fica muito claro que há alternativas para que ele possa ganhar a vida sem se envolver com coisas desta natureza. Nesta linha de raciocínio um CARRASCO que se declare cristão está isento da condenação por ser um PROFISSIOINAL da morte. Desculpe a minha ignorância, mas prefiro um Evangelho que não esteja ATRELADO com as coisas deste mundo, mesmo que isto pareça utópico. Esta banalização da religião e esta exposição na mídia em nada contribuem para o fortalecimento do cristianismo, pelo contrário, o que se vê é uma enxurrada de produtos piratas rotulados de igreja negociando a fé do povo em troca de qualquer coisa, e quando o assunto é DINHEIRO a coisa fica ainda mais evidente.

    Assim, para a nossa HUMILHAÇÃO e VERGONHA, foi necessário que uma entidade sem qualquer relação com o cristianismo, a FIFA, tomasse uma posição dura, já que nós coitados religiosos de fachada sequer fomos incomodados com estes desmandos que notadamente maculam a história da religião. Já veio tarde e eu espero que os nossos líderes consigam enxergar neste posicionamento os seus equívocos religiosos e passem a tratar o cristianismo com respeito evitando constrangimentos desta natureza para o exercício da fé.

    “…Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavras, quer por epístola…” – I Tessalonicenses 2:2.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

    5 Jul 2009, 14:21, via Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
    IP: 189.12.183.35
  27. Raphael Tsavkko Garcia

    Futebol não é palco para pregação, para proselitismo. Ninguém é obrigado a ficar lendo e ouvindo pregação e frases de efeito religiosas sem querer. Além disso, imagine se o “outro lado” resolver também aderir à moda e, como disse o Tulio Vianna, aparecer com uma camisa com “Deus um delírio”?

    O que acontecerá se Ateus resolverem negar os preceitos da religião dos outros, ou ainda se judeus, muçulmanos, budistas e afins começarem a também fazerem proselitismo? Acaba o futebol e começa a igreja.

    Religião é algo privado. Você acredita? Bom para você, mas não force os demais a também acreditar. Da mesma forma que ninguém quer ficar escutando – forçado – um culto da Universal, uma missa ou um sacrifício satânico – há regulamentações, limites, horários e lugares para cada coisa – ninguém quer também ter que, durante um jogo, ficar lendo slogans religiosos ou ver demonstrações como as constantemente vistas nos gramados brasileiros.

    Será que a Bispa Sônia está pagando à seleção brasileira pela propaganda – indireta – de Kaká? Ou será que as igrejas evangélicas (e em alguns casos a católica) estão pagando pelo espaço aos clubes e à seleção pela propaganda? Ainda que esta não seja a questão principal, é ainda um argumento válido. Fica também outra questão, será que, num país majoritariamente cristão, manifestações de minorias religiosas seriam toleradas e levadas tão “numa boa” quanto às cristãs?

    Imaginem um jogador muçulmano com uma camisa “Allah é o único Deus”, será que os demais não se sentiriam ofendidos, da mesma maneira que este se sente ofendido com o proselitismo cristão?

    Daqui ha pouco veremos o Kaká com uma camisa “Vote na Bispa Sônia para Deputada”ou algum outro jogador com camisas pedindo voto para seu cunhado ou irmão pelos campos do país.

    Isto precisa ser proibido lo mais rápido possível para evitar a baderna e também nos poupar de proselitismo.

    Comentários completos em: http://tsavkko.blogspot.com/2009/07/o-futebol-tem-seus-proprios-deuses.html

    6 Jul 2009, 01:53, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows XP
    IP: 189.79.80.10
  28. Rodrigo Leme

    Eu acho que muita gente aqui está tentando racionalizar um ódio irracional por religião. “Ah, e se fulano for ateu, como o grupo vai reagir”, “ah, e se alguém naõ quiser rezar”. Um monte de conjecturas que não podem ser verificadas na prática, um baita desvio só pra dizer “não gosto que demonstrem religião na minha frente”. Vamos assumir a opinião, povo!

    Eu sou religioso, não sou chegado a demonstrações explícitas e me incomoda sim a reza coletiva no meio de campo. Porém, total liberdade a quem quer fazer isso, desde que não me convidem a particiipar.

    “Ah, e se um dia um ateu quiser mostrar uma camisa “‘Eu não acredito em Deus’?”. Eu não sei o blogueiro da BBC, mas eu com certeza não conheço ninguém que tenha camisetas com negações no armário…imagina: “0% Branco” ao invés de “100% Negro”? Parada da Vergonha Gay? Dia da Inconsciência Negra?

    A questão é: se o cara pode mostrar uma camisa “eu te amo fulana”, “100% Jardim Irene”. beijar aliança, comemorar gol ninando um nenê imaginário, fazer o moonwalk, porque agradecer a Deus tem que ser proibido? Não é amor como os outros?

    E se houver discriminação por religião ou falta dela, aí sim defendo uma sanção. Mas localizada, não generalizada.

    6 Jul 2009, 15:06, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 201.6.255.29
  29. Felipe S. Gomes

    A religião já foi motivo para estragar, ou aniquilar, a vida de muita gente. O campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau é o exemplo mais significativo que temos hoje. O extermínio daquelas pessoas aconteceu pela mistura de política com religião.

    É por isso que é importante manter certas esferas do convívio social separadas uma das outras: futebol é futebol; religião é religião.

    6 Jul 2009, 16:30, via Google Chrome Google Chrome 2.0.172.33 no Windows Windows XP
    IP: 201.6.221.174
  30. Rodrigo Leme

    Felipe, a Guerra do Iraque ocorreu por causa de petróleo. Vamos banir os combustíveis fósseis também?

    É insano classificar religião como causadora de guerras e mortes. Quando existe o imperativo de se fazer mal ou matar o próximo, qualquer motívo vale. O extermínio de judeus na 2a guerra ocorreu devido à crença de que judeus eram uma “sub-raça”, crença essa apoiada em preceitos (pseudo)científicos tanto quanto (pseudo)religiosos. Isso sem contar que o real motivo era o confisco dos bens dos judeus europeus.

    Enfim, em nome da ciência já se cometeram diversas atrocidades. Cosméticos são testados em animais, os japoneses realizavam experimentos científicos nos chineses durante a 2a guerra que NADA tinham a ver com religião.

    Isso quer dizer que a ciência deve ser banida das mentes das pessoas? Claro que não, apenas que o mau uso deve ser punido. Assim como o mau uso da religião. E, perdão, para mim um grupo de jogadores ajoelhado no meio de campo e rezando não é mau uso de religião.

    6 Jul 2009, 16:47, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 201.6.255.29
  31. Cristiano Dias

    OK, invoco aqui a Lei de Godwin.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_godwin

    6 Jul 2009, 16:50, via Safari Safari 530.17 no Mac OS Mac OS X
    IP: 189.62.101.151
  32. Felipe S. Gomes

    Lei de Godwin? Perfeito :)

    Enquanto eu digitava o comentário eu pensei: falar de nazista geralmente se parece com apelação… será que eu apelei? Foi maus.

    6 Jul 2009, 17:07, via Google Chrome Google Chrome 2.0.172.33 no Windows Windows XP
    IP: 201.6.221.174
  33. Alexandre

    Foi mal, pessoal. Mas o cerne da questão jamais foi crença ou desrespeito. O que importa para a Fifa é evitar a contaminação dos campos de futebol com manifestações políticas e religiosas por um único motivo: isso é ruim pros negócios.

    Do mesmo jeito que os produtos Disney não têm nudez nem palavrões, para que nenhum pai tenha medo de deixar seu filho sozinho com o Mickey, os jogos de futebol, por determinacão da Fifa, não estão abertos a manifestações individuais desse gênero. Eles querem evitar que os jogadores usem os grandes eventos esportivos para divulgarem suas idéias. Isso poderia, na opinião deles, desviar completamente a atenção e tornar uma transmissão de futebol indesejável em alguns mercados.

    Saindo do que realmente aconteceu, a gente pode entrar no campo da opinião pessoal agora. Eu confesso que fico irritado mesmo é quando um jogador altera o uniforme. Fiquei muito mais incomodado com as camisas viradas. De resto, estou acostumado com as bobagens de sempre dos fanáticos.

    7 Jul 2009, 11:36, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Mac OS Mac OS X
    IP: 212.9.107.96
  34. Marco Gomes

    Comentário ao post do CrisDias sobre a oração após o jogo do Brasil:

    1.
    O Estadão assume que todo jogador muçulmano é violento, e vocês ainda vem me falar de tolerância religiosa? Arrumem uma tolerância jornalística por favor.

    2.
    Futebol NÃO é ciência, o resultado é consequência de brincadeiras como raspar a cabeça de todo mundo; de Ronaldo passando mal antes do jogo; de jogadores unidos acreditando que Deus vai ajudá-los a vencer porque os americanos já dominam tudo e o futebol tem obrigação de mostrar pra nação brasileira que podemos ser melhores que os yankees; de samba feito no meio do campo após a vitória; de jogador fugindo da concentração pra fazer sexo na noite antes do jogo.

    3.
    Hey, eu não gosto de samba/pagode, não quero os brasileiros fazendo samba no ônibus, muito menos no meio do campo após o jogo. Mandem a FIFA tomar alguma atitude quanto a isso JA!

    3.1.
    Eu também não gosto do Michael Jackson, sem moonwalk após o gol por favor

    3.2.
    E conheço uma criança que quase morreu tentando dar salto-mortal (backflip). FIFA, sem salto mortal após os gols a partir de agora por favor

    4.
    Implicar com a religião é um ato patético. Eu odeio religião , mas implicar com ela é coisa de quem parece não ter mais com o que se preocupar na vida (dois pé no peito mode: ON)

    5.
    “Uma religião contra a sua”. CONTRA? CONTRA? É esse tipo de pensamento de contrariedade que faz certas pessoas catarem uma AK 47 e sairem matando gente em nome de seu seu deus. Não há religão que seja “contra” a outra

    6.
    Leandro Braçaroto falou bem: Ateus se sentem ofendidos com tudo. Se recebem um papelzinho do Santo Expedito na rua, ou ouvem um pastor pregando na praça, já vem motivo pra criar um post e comandar a revolução de sofá.

    7.
    Se o jogador não pode gritar “Obrigado Jesus!” “Viva Ogum” “Dá-lhe Krishna” porque isso vai influenciar os filhos dos ateus, então também não deveria gritar “Goool porra! Puta que pariiiiiu!”. O jogador fez um gol, isso é ótimo, ele deve poder comemorar como quiser (dentro de limites de bom senso, por favor).

    8.
    Deve haver um bom senso, como sempre. Se as comemorações religiosas ou o samba no meio do campo atrapalharem o esporte, aí sim a FIFA pode intervir.

    E pra ajudar na compreensão dos conceitos que vivo:
    http://porqueeuodeioreligiao.com/

    7 Jul 2009, 20:35, via Safari Safari 531.0 no Mac OS Mac OS X
    IP: 189.62.114.116
  35. Tagliati

    A manifestação religiosa é o que menos importa. Eu quero ver esses putos cantando o hino nacional. Isso não é importante né negão?
    E aqui… essa oração toda foi depois de uma vitória? Aqui em casa com mamãe é assim: Venceu! Abençoado por deus! Perdeu? Não se dedicou o bastante.
    Fé. Cada um com a sua. Cada um na sua!

    7 Jul 2009, 21:15, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Ubuntu Linux Ubuntu Linux
    IP: 201.79.83.205
  36. Osvaldo Santana Neto

    Porque brasileiro acha que quebrar protocolo é bonito?

    Um protocolo é uma espécie de regra. Leis são uma espécie de regra.

    Porque brasileiro gosta tanto de quebrar as regras?
    Porque brasileiro desrespeita tanto as leis?

    Não é feio ’ser um robozinho’ e seguir as regras. Mesmo aquelas com as quais não concordamos. Se é regra, tem que cumprir. Se não gosta da regra lute para mudá-la mas não a descumpra.

    Mas lutar contra algo sem dúvida dá muito mais trabalho do que simplesmente burlar. E como sou brasileiro sei que esse negócio de trabalhar dá uma preguiiiiça.

    Sou ateu e realmente não me senti ofendido com as manifestações. Também não concordo com os argumentos usados para defender a proibição desse tipo de manifestação.

    Mas me envergonhei das sucessivas quebras de protocolo que aconteceram ali (e que acontecem nos jogos de futebol aqui no Brasil). Eu não conheço o protocolo, mas não acho que numa solenidade de entrega de troféu seja o lugar para batucar e macaquear. Ou mesmo aparecer com a camisa da seleção brasileira virada de trás pra frente.

    Quanto a rezar no meio do campo? Se as regras não proibem, manda bala. Não fico ofendido.

    BTW, O Luiz Aquino escreveu algo bem legal sobre o ocorrido: “Falta aos nossos jogadores o que falta a maioria do povo. A crença nos seus próprios méritos. O brasileiro só se sente vitórioso quando há um fator maior e inexplicável…”. É a famosa história do “Se me ferro é culpa minha, se estou bem é graças a deus.”

    7 Jul 2009, 23:00, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Mac OS Mac OS X
    IP: 201.22.63.35
  37. Rodrigo Fante

    Tambem acho que deveriam proibir manifestacoes religiosas em campos de futebol, cada coisa no seu lugar…

    E concordo com mostrar IP tambem, nao oferece risco aos usuarios e mostra quem manda nisso aqui… o povo ama “anonimato”, se nao deve, nao tema.

    9 Jul 2009, 10:31, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows Vista
    IP: 94.194.207.72
  38. Dani Lima

    E tem jeito de falar de religião sem ter discussão? :D Mas como eu gosto de discussão, vai meu ponto de vista:

    Eu tive dificuldade para “processar” toda esta confusão. A principio pq acredito que liberdade religiosa quer dizer que as pessoas tem direito de expressar suas crenças como preferirem, desde que respeitadas as crenças dos outros é claro.

    Mas, fiquei com o assunto na cabeça e pra mim é o seguinte: o jogador tem direito de ter a religião que quiser, e comemorar do jeito que quiser – ele é indivíduo e tem liberdade para isso. A seleção é uma “instituição”, um grupo que representa um país que tem diferentes religiões. Portanto a seleção não pode ter religião ou exibir publicamente rituais de uma determinada religião.

    E pra quem disse que nunca iremos ver alguém com uma camisa: “Eu não acredito em Deus” – proponho começar a produção agora. Garanto que teremos muitos compradores :p Ateus, saiam do armário :p

    E antes que digam eu minha opinião é influenciada pela minha visão religiosa, digo que meu marido é judeu, minha mãe católica, meu pai ateu e tenho amigos espíritas e evangélicos. E convivo muito bem com todos.

    9 Jul 2009, 10:43, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows XP
    IP: 189.53.155.53
  39. raphael

    Pq tem gente que se revolta com quem acredita em Deus? Se alguém ali se ajoelhou só por “figurino” aí é problema dele com Deus.

    9 Jul 2009, 12:39, via Opera Opera 9.63 no Windows Windows XP
    IP: 189.114.185.106
  40. raphael

    Ah sim, mas se a Fifa não concordar, é totalmente aceitável, afinal são as regras.

    9 Jul 2009, 12:41, via Opera Opera 9.63 no Windows Windows XP
    IP: 189.114.185.106
  41. name Rodrigo Pinheiro

    Engraçado discordar da atitude dos jogadores é ser ateu. Concordar é ser crente e evangélico.
    E por aí vai.
    Lembrem da máxima biblica: Tudo me é licito porém nem tudo me convém… Do apostólo Paulo.
    É tudo uma questão de bom senso e de motivação.
    Que todos possam ficar tranquilos e que todos possam ser felizes.
    Do fundo do meu coração.

    9 Jul 2009, 15:14, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows XP
    IP: 187.13.83.175
  42. Felipe S. Gomes

    Vamos supor que amanhã um jogador comemorasse em campo fazendo um passe de alguma religião afro. Como o Kaká iria se comportar? Iria aceitar a manifestação do colega ou demonstraria intolerância?

    9 Jul 2009, 17:15, via Safari Safari 525.20.1 no Mac OS Mac OS X
    IP: 201.6.221.174
  43. Rodrigo

    Felipe S. Gomes, ai só perguntando pro Kaka.

    Aqui no Brasil é muito mais fácil você ouvir notícias de que um torcedor brigou ou até mesmo matou o outro por torcer pelo outro time do que por intolerância religiosa.

    10 Jul 2009, 12:12, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows XP
    IP: 201.58.247.158
  44. Ronaud Pereira

    Pô, legal as considerações do Marco Gomes. Que mundo complicado em que vivemos. O povo se incomoda com tudo.

    Hoje em dia a informação e o conhecimento rolam soltos por aí, é só pegar. As pessoas tendem a ser muito inteligentes, intelectuais, sentem que já aprenderam de tudo que poderiam aprender. Mas não aprenderam a aceitar o mundo e as pessoas como são. Há muito materialismo e pouca humanidade.

    Bom, mas também se jornalistas ou blogueiros aceitassem as pessoas e as coisas como são, não teriam o que falar. Deixemos que falem e reclamem!

    10 Jul 2009, 19:37, via Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
    IP: 189.58.151.77
  45. Cristiano Dias

    Caramba, o Ronaud foi além e misturou futebol, religião, jornalistas e blogueiros no mesmo texto. :-P

    Eu só não gosto dessa associação automática “religião = humanidade”, “ateísmo = materialismo”. Não vou nem citar contra-exemplos porque é chutar o proverbial cachorro morto…

    10 Jul 2009, 22:37, via Safari Safari 530.18 no Mac OS Mac OS X
    IP: 189.100.224.136
  46. Marcos RS

    Enfim proibido:
    http://colunistas.ig.com.br/mauriciostycer/2009/07/11/fifa-proibe-propaganda-religiosa-e-adverte-o-brasil/

    Fifa proíbe propaganda religiosa e adverte o Brasil

    Com alguma discrição, a “Folha de S.Paulo” noticia neste sábado que a Confederação Brasileira de Futebol recebeu na sexta-feira, 10, um ofício da Fifa “afirmando que não irá mais permitir mensagens religiosas em comemorações de jogadores durante suas competições”.

    13 Jul 2009, 11:22, via Safari Safari 530.17 no Mac OS Mac OS X
    IP: 200.212.214.46
  47. Vicente Lyrio

    Eu vi ali uma manifestação, e imagino que aqui ninguém é contra manifestações.

    Se não são, então é tudo uma questão de palco. Ou seja, eu (você, nós) tenho o direito de escolher o “show” que vejo, e, portanto, se estou vendo futebol, não quero ver religião…

    Muito bem, parece justo, e não vou entrar no mérito do controle remoto. Mas, acho que falta perceber aí que, embora show, o futebol envolve pessoas. Sim, pessoas também estão do outro lado da tv. E essas pessoas estão ali por méritos próprios, e podem creditar esse mérito a quem bem entender, sem que isso se torne “mania do povo brasileiro de _______(preencha aqui o seu exemplo que mostra como vc é diferente e superior ao “povo brasileiro”)”.

    O cara fez por si, e acha que deus ajudou ele, porra, problema dele.

    O cara “mandou” todo mundo ajoelhar lá pq ele é o capitão e tem o poder, e o outro q tá pensando se vai ficar até a Copa, achou melhor fazer isso tb? Pois bem, fez uma escolha, bem menor do que a de não ir pra escola pra realizar o sonho de jogar uma Copa.

    E, além disso, ele podia fazer a outra escolha tb, de não orar. Ou, ele pode ter ido orar por gratidão aos colegas, como eu já fiz em almoço de parentes que são evangélicos. Fazia sentido pra mim? Não, não fazia, mas eu me senti bem em agradandá-los.

    A verdade pra mim é só uma, a FIFA vai proibir isso por precaução, pq ali é o palco dela e ela entrega o show que quiser.

    E, o pessoal grita pq não quer ver o que não gosta, ou melhor, não quer que se mostre o que não quer ver.

    Essa é boa, tá se proibindo tudo, e agora querem proibir manifestações usando o argumento de que se fosse uma manifestação de outro tipo seria mal-vista…

    Ou seja, é a Proibição Democrática – se eu não posso ninguém pode.

    foda…

    13 Jul 2009, 12:10, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 no Windows Windows XP
    IP: 189.39.44.68
  48. Carlos Zillner

    Penso que eles orarem antes da partida é mais do que normal… todo time encontra sua maneira de se unir e se estimular antes de um jogo, e esta maneira pode ser inclusive religiosa, ou então o Haka da equipe da Nova Zelandia.

    Sobre as camisas, eu acho meio apelativo, mas ao mesmo tempo temos camisetas de patrocinadores quando um time ganha o campeonato. Se os jogadores podem divulgar marcas, porque nao crenças?

    Eles disseram bem… futebol não deve se misturar com religião… mas pelo jeito não pensam o mesmo quanto ao dinheiro e a publicidade corriqueira….

    Talvez eles não se importassem se a seleção tivesse patrocinio de uma igreja que resolvesse pagar para ter sua marca estampada na camisa… nessa lógica, concluo que o problema não está na religiosidade dos jogadores, o problema é que estão fazendo isso sem pagar nada pra ninguém.

    14 Jul 2009, 12:42, via Google Chrome Google Chrome 2.0.172.33 no Windows Windows XP
    IP: 200.221.128.110
  49. Mundo Drive

    Legal é se tiver um de religião diferente, vai ser um constrangimento!!!!

    14 Jul 2009, 15:01, via Internet Explorer Internet Explorer 6.0 no Windows Windows XP
    IP: 201.18.153.152
  50. jo3o

    você dobra a esquina e tem alguém te oferencendo folheto bíblico, passa em uma praça e tem alguém gritando em um microfone na esperança que o ouçam pregar, batem na sua porta e querem que você fique com revistas…

    aqui no Brasil os evangélicos protestantes são maioria, e são ativos na prática de disseminar sua religião. Na Europa os ateus são pregadores de suas teorias parecendo mais cristãos em praças pública.

    e qual o problema? NENHUM

    não vejo mal ver brasileiros orando ou apresentando suas camisas, da mesma forma que não veria problema em ver ateus em campo expondo suas frases bem elaboradas, ou praticantes de outras religiões tão comuns a África.

    minha mente é forte o suficiente para não ser influenciada por isso.

    e ver a FIFA proíbir essa prática é perigosa. muito perigosa.

    toda religião deve ser tratadas com respeito.
    ou com desprezo.
    mas nunca com censura.

    14 Jul 2009, 19:56, via Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.11 no Windows Windows NT
    IP: 187.41.48.56
  51. dawalibi

    Posts sobre religião é audiência e recorde de comentários garantidos. Eu não acho que a Fifa deva punir jogadores que fizeram manifestações cristãs. Punição por causa de manifestação religiosa (qualquer que seja ela) me cheira a censura, e seria tão intolerante quanto a apologia religiosa. Talvez fosse o caso de a Fifa orientar e recomendar que se evitem tais manifestações. E esclareça ao Kaká e ao Lúcio que quem exibe camisetas com inscrições do tipo “I belong to Jesus” não poderá reclamar se um colega de outro time usar adereços com a frase “I belong to Maomé”, “I belong to Shiva”, “I belong to Buda” e assim por diante. De fato, eu acho que o futebol não é instrumento de evangelização ou de apologia religiosa. Mas se os jogadores acham o contrário, deverão engolir quietinhos manifestações de outras religiões. Quando se conscientizarem disso verão o quão inconvenientes são essas exibições, e as manifestações acabarão naturalmente, sem nenhuma necessidade de punição.

    17 Jul 2009, 11:07, via Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
    IP: 201.74.130.103
  52. vaa

    Tanta raiva incontida em relação a manifestações religiosas públicas pode significar um “amor mal resolvido” com alguma divindade qualquer. É de se esperar de um ateu, no seu ateísmo, ceticismo e indiferença, jamais mágoa ou ódio no que tange à religiosidade. Por outro lado, manifestações ostensivas de religiosidade podem ter origem na hipocrisia, pois se apela à evidência da autoridade e não à autoridade da evidência. Um Deus não necessita de apologeta. Apesar de que um bom perfume não pode deixar de exalar seu cheiro.

    19 Jul 2009, 00:10, via Internet Explorer Internet Explorer 7.0 no Windows Windows XP
    IP: 201.24.53.81

Deixe seu comentário

Acompanhe os comentários via RSS.

Quer assinar os comentários sem deixar um? Use RSS ou receba por e-mail ligando a opção abaixo:

© 2000-2008 Cristiano Dias. Alguns direitos reservados. Só alguns, não se preocupe.
Based on a tbeseda & 5ThirtyOne design. doismidela primeraza
RSS