O que Michael Phelps devia ter dito
Dear America,
I take it back. I don’t apologize.
Because you know what? It’s none of your goddamned business. I work my ass off 10 months a year. It’s that hard work that gave you all those gooey feelings of patriotism last summer. If during my brief window of down time I want to relax, enjoy myself, and partake of a substance that’s a hell of a lot less bad for me than alcohol, tobacco, or, frankly, most of the prescription drugs most of you are taking, well, you can spare me the lecture.
“Smoking pot shouldn’t be a crime”. Mas é pô!
IP: 201.7.186.66
Eu a-do-ro esse argumento e ele é *sempre* usado nas discussões. “Não se pode discutir o fato de fumar maconha ser um crime porque fumar maconha é um crime.” ou, em outra versão, “Fumar maconha é errado porque é um crime e tudo que é um crime é errado por definição.”
IP: 189.120.186.223
Pois é. Nossos crimes são sempre menores e justificáveis.
IP: 201.7.186.66
Alê, eu não fumo maconha. Aliás eu odeio fumante, sou asmático e sofro com qualquer fumaça, de tabaco legalizado ou cannabis ilegal. Só que o que você faz na sua casa e não causa dano a mais ninguém a não ser você mesmo não é da minha conta. Muito menos devia ser crime.
IP: 189.120.186.247
Também não fumo. Também não gosto de fumante.
Mas não é esse o ponto. Não é maconha… é o ilegal e essa mania de justificar e minimizar nossos crimes. Isso abre um puta precedente ruim.
É ilegal. Ponto.
Aqui, antes de chegar “na sua casa”, essa coisa passa pela mão de um moleque de 8 anos que faz estágio vendendo maconha na porta do morro. Esse moleque, com sorte, não passa dos 20 anos. O buraco é mais embaixo. Não dá para ignorar.
Legalizar resolve esse problema? Pode ser…
Mas enquanto não for legalizado, é um problema mais que o nosso próprio umbigo.
IP: 201.7.186.66
Cara… quando você entender o que é causa e o que é efeito do tráfico de maconha a gente volta a conversar. Enquanto isso vamos chorar por todos os menininhos traficantes de Marlboro Light e Brahma Pilsen, que não chegarão aos 20 anos vendendo produtos legalizados.
Eu sei que é ilegal. O que o texto fala é que não devia ser ilegal e que isso devia ser dicutido, se faz sentido ser ou não. O que você está dizendo é que devia ser ilegal porque é ilegal. Deu curto-circuito. Valeu.
IP: 189.120.186.223
Alê: então se amanhã virar lei que todo conteúdo de blog deve passar por um órgão de censura, você vai acatar, afinal “é a lei” ?
A questão não é “minimizar nossos crimes”, é ter que abarcar uma lei idiota e maluca. O estado se preocupa com a minha saúde? Cadê o sistema hospitalar pra me atender se eu passar mal?
Não se deve usar entorpecentes. Ah tá. Afinal álcool deixa a pessoa muito sã e coesa né.
Não é ser a favor do ilícito só pelo próprio umbigo. É ser contra a hipocrisia.
IP: 201.29.250.137
Eu a-do-ro esse argumento e ele é *sempre* usado nas discussões. “Enquanto isso vamos chorar por todos os menininhos traficantes de Marlboro Light e Brahma Pilsen, que não chegarão aos 20 anos vendendo produtos legalizados.”
Valeu.
PS: Eu não estou dizendo que devia ser ilegal. Não tenho opinião formada sobre o assunto. Tô dizendo que é ilegal e enquanto isso, a única coisa que cabe, é discutir sua (i)legalidade.
IP: 201.7.186.66
Oi Mário,
Acredito que não vivemos em um estado autoritário. Temos mecanismos para criar e derrubar leis. Enquanto for assim, eu tento andar na linha.
É mais ou menos assim: Sou muito a favor de uma passeata a favor da regularização da maconha. Sou contra gente fumando nessa passeata.
Enfim…
Tem gente que sonega imposto porque acha que pagamos impostos demais. Que desvia verba publica porque acha merece mais. Que dá a volta em Seguradora porque Seguradora tem mais é que se… mesmo. Que rouba porque todo mundo rouba.
Sei lá. Acho isso tudo muito maluco. Tem justifica pra tudo. Colar ou não colar é só uma questão de contexto e interesse.
IP: 201.7.186.66
Segundo o amigo Alê, é ilegal PONTO.
Algo imutável. Não tem o que discutir.
IP: 201.29.222.151
Como sempre, a reação da opinião pública é hipócrita. Quanto ao fato de ser delito ou não, lembro que até bem pouco tempo atrás adultério era crime no Brasil. Eu não vou nem discutir se a posse de drogas para uso próprio deve ser crime ou não. Há bons argumentos pró e contra. O que eu acho é que devemos questionar mais nossos deputados quanto à produção de leis em massa. Crime deve ser algo que ofende valores fundamentais e gera danos graves à comunidade. Crime não deve ser aquilo que os congressistas querem que seja crime. Enfim, a função do Estado é preservar os direitos fundamentais das pessoas, e não “moralizar” seus cidadãos.
IP: 189.54.247.21
Um policial escreveu um artigo na revista Caros Amigos com algo mais ou menos assim:
Morre-se milhares de pessoas e gasta-se fortunas de dinheiro para combater o tráfico de drogas, e, no entanto, o número de mortes decorrentes do uso é insignificante, e o dinheiro público gasto para tratar e informar viciados inexistente.
Pra mim é esse o ponto, mas tb concordo que quando vc compra alimenta um círculo vicioso, e continua a não existir debate do mesmo jeito.
Mas isso envolve muitas coisas, aparências, desinformação, hipocrisia, e por aí vai… não dá pra culpar o cara por ter preservado sua carreira… mídia faminta por catárses e opiniao pública idem, uma combinação massacrante.
esse mundo é uma merda, as pessoas fodem com ele, não tem jeito…
IP: 189.102.97.129
Toda discussão a respeito disso descamba para os mesmos pontos.
Há aqueles que usam drogas ilegais ou pelo menos simpatizam com elas, que acham que a proibição está errada, sempre dizem que existem drogas legalizadas que causam mais mal à saúde que a maconha, e quando acontece alguma tragédia relacionada a tráfico de drogas, sempre vêm dizendo que “se fosse legalizado isso não aconteceria”.
Há aqueles que dizem que tem que proibir mesmo e pronto e acabou.
Mas existe um ponto importantíssimo que ninguém parece se dar conta. O cara que usa uma droga ilegal sabe que está fazendo algo ilegal. Uma pessoa não pode fumar um baseado e depois reclamar de outros crimes. O cara que faz isso tem que ter consciência que está inserido em uma indústria criminosa, que mata, rouba, sequestra e destrói cidades como o Rio de Janeiro. Tem que se lembrar, ao enrolar seu cigarrinho, de quanta gente morreu pra que ele tivesse aquele prazer. E sentir sua parcela de culpa ao ser impedido de ir de um lugar ao outro da cidade porque tem um tiroteio no caminho.
No caso do Michael Phelps ainda existe outro complicador. O cara é um símbolo nacional, exemplo pra milhões de jovens no mundo inteiro. É como aqui no Brasil, o Lula vir dizendo que venceu na vida sem estudar, dando respaldo a uma horda de espertalhões que querem “se fazer” via sindicalismo e carreira política.
IP: 201.19.92.252
Quando os leitores de um blog não conseguem passar do básico e entender que não é Michael Phelps se defendendo no texto e sim um jornalista usando um velho truque literário fica complicado a gente sonhar com uma discussão séria sobre a descriminalização da maconha.
IP: 189.122.181.161
“No caso do Michael Phelps ainda existe outro complicador. O cara é um símbolo nacional, exemplo pra milhões de jovens no mundo inteiro. É como aqui no Brasil, o Lula vir dizendo que venceu na vida sem estudar, dando respaldo a uma horda de espertalhões que querem “se fazer” via sindicalismo e carreira política.”
Desculpe mas discordo de você. O Phelps deixou de ser um exemplo para você?!? O cara conquistou 14 MEDALHAS DE OURO NAS OLÍMPIADAS! Ele simplesmente é o MAIOR ATLETA OLÍMPICO da história! Você não acha ele um vencedor porque nas horas de LAZER do cara ele fuma maconha?
O grande problema dessa história é justamente esse. Nego caiu matando porque sabe que não pode ter um exemplo de atleta mostrando pras pessoas que é razoável fumar.
Ou você realmente acha que essas pessoas que o estão recriminando são pessoas que seguem a moral e os bons costumes?
Aliás, quem aí com o discurso “quem fuma alimenta o sistema” anda na linha hein? Está todo mundo aí só com software original no PC, só jogando jogos originais no videogame né? Ninguém nunca bebeu e dirigiu né?
Como falei lá em cima o problema é a hipocrisia.
IP: 189.4.195.43
Mário Araújo,
Concordo que o problema é a hipocrisia, mas não exatamente do jeito que você está falando. Não é questão de “andar na linha” e sim de ter consciência que não está andando na linha, assumir que está errado em vez de tentar transformar o errado em certo – que é a idéia que o texto do pseudo-Phelps tenta passar. É como no caso do software, o cara tem que assumir que está roubando, em vez de tentar justificar dizendo “ah, custa caro”, “o Bill Gates é muito rico” etc. e não tem o direito de reclamar dos camelôs que atazanam o centro da cidade.
Dizer que “é razoável fumar”, “a maconha não faz mal” é tapar o sol com a peneira, mesmo que fosse completamente inofensiva à saúde, o fato de estar inserida em um contexto criminoso anula qualquer tentativa de se passar por inocente.
Quanto ao exemplo, justamente pelo cara ser o maior atleta olímpico da História ele não tem o direito de fazer nada errado em público. Qualquer coisa que ele faça, ganha legitimidade por ser ele quem está fazendo, é como se fosse uma propaganda. E obviamente não devemos fazer propaganda de atitudes criminosas.
IP: 201.76.165.34
Bem demais, Cris!
Até falo um pouco sobre esse caso lá no blog.
Conheço gente que nada, que já nadou e o treinamento desses caras não é brincadeira – e estou falando da parte psicológica. Não é a toa que caras como o Ian Thorpe largam o esporte tão cedo (no caso dele, 24 anos, se não me engano) e outros nunca mais querem entrar numa piscina. O que todo mundo tem a ver com isso? Nada!
Boa!
Abraço e bom ver teu blog atualizando com mais frequência!
IP: 189.121.198.236
Acabei escrevendo errado no final, mas o fato é que todo mundo fica dando palpite, criticando o fato dele ter sido pego com maconha, mas ninguém sabe o que passa na cabeça desses caras, a pressão a que eles são submetidos tão cedo…
IP: 189.121.198.236
Meu, não é questão de legitimar uma atitude que por fatos históricos ou qualquer outra convenção é considerada errada, trata-se de encarar a realidade. E a realidade é: pessoas fumam maconha.
E outra, coisa mais ridícula essa de certo e errado, como se fosse certa ou ética a política de negócios da microsoft ou dos EUA, e por aí vai. Não estou justificando pirataria ou o quer que seja com um argumento meio Robin Hood, estou dizendo que há muita, mas muita coisa errada no mundo. Sendo assim meu amigo, eu fico com a minha ética, que é diferente, e muito, da moral da sociedade em que vivo.
…
Outra ilusão é achar que quem compra participa mais do processo que é o tráfico de drogas e suas tão sabidas, e até aqui discutidas, consequencias. Quem não compra tb participa desse processo cara, acorda.
Como eu disse no meu comentário anterior, mata-se infinitamente mais no combate ao trafico do que se morre pelo uso. E essa equação não é produzida apenas pelos que participam do processo. Não é culpa apenas do traficante, não é culpa apenas do usuário, é culpa de todos nós. Se não culpa, responsabilidade.
É sua responsabilidade ser contra essa situação, é sua responsabilidade ser contra a miséria que empurra pessoas para o tráfico. É sua responsabilidade não pq eu estou dizendo, é pelos seus próprios argumentos, é pq um cara que nasce miserável quer ter o q eu e vc temos, com a diferença de não ter outra perspectiva para alcançar isso.
Ninguém tem o direito de lavar as mãos, tudo está ligado no mundo.
E não vou nem entrar na questão do voto, acho q subentende-se isso.
…
“Quanto ao exemplo, justamente pelo cara ser o maior atleta olímpico da História ele não tem o direito de fazer nada errado em público. Qualquer coisa que ele faça, ganha legitimidade por ser ele quem está fazendo, é como se fosse uma propaganda.”
Cara, como assim ele não tem o direito? É lógico que tem, se o que ele faz vira propaganda é por mérito dele e mediocridade de quem é influenciado por isso. O cara é foda, e se tornou foda por sua capacidade, seus valores, sua força. Só por isso, e não pq ele é perfeito, não pq ele é um semideus.
Esse policiamento do politicamente correto é escroto, estão criando super-seres, que precisam parecer perfeitos para o mundo, como se isso existisse ou fosse possível. Ninguém é perfeito cara, e não há melhor exemplo a ser passado do que esse.
A falibilidade é uma das coisas mais importantes no processo de crescimento de um indivíduo, é irreal supor que alguém não erre, que não tenha um defeito. Isso é um absurdo, é esse o mal exemplo, é essa a propaganda ruim.
Graças a deus de vez em quando algum famoso pisa na jaca, aposto que nesse dia muita gente que tem medo de viver dorme um pouco mais tranquila…
Eu erro, eu faço merda, e nunca vou esconder isso dos meus filhos, não quero que eles achem que eu sou um superherói, nem eu nem ninguém. Quero que saibam e tenham certeza apenas de que eu sou um ser humano, com toda a responsa e loucura, gostos e desgostos que isso implica.
Pra mim isso se chama vida.
IP: 189.102.112.179
As constantes e insistentes teorias divergentes religiosas, fazem com que as pessoas fiquem confusas sobre em que acreditar nesse mundo de crenças e teorias.
IP: 189.124.193.204