Bento 16 é um completo idiota
É Natal, tempo de paz, de união entre os povos, de amor, de lembrar o nascimento… Aquelas coisas todas. E tempo de o líder máximo de uma das religiões mais importantes do planeta virar e dizer que certos membros da sociedade não merecem estar por aqui.
O Papa Bento XVI disse nesta segunda-feira (22) que “salvar” a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas do desmatamento.
Então não me venha mais com esse papo de que “o importante é acreditar em alguma coisa, porque isso torna o mundo um lugar melhor”. A partir do momento em que você acredita que existe uma verdade e que todo o resto é errado torna-se automaticamente impossível acreditar em paz-e-amor.
Mas, poxa… “A Igreja Católica prega que, embora a homossexualidade não seja um pecado, os atos sexuais são.” Ou seja, você pode ser gay, só não pode fazer aquela coisa hor-rí-vel que os gays fazem na privacidade de seus quartos. Você pode ser gay, desde que de uma maneira, assim, Will & Grace. Sem sexo, só decoração, desfiles de moda, cortes de cabelo, carros alegóricos, canções de MPB com voz grave e confidências sentimentais. A parte de efetivamente gostar de uma pessoa e expressar isso.. ui… isso é pecado. Morra, por favor.
Assino embaixo. Duas pessoas do mesmo sexo juntas não fazem nenhum mal a mim, ou a qualquer pessoa que seja. Já do desmatamento da Amazônia, não podemos falar a mesma coisa.
Ao longo da minha vida passei de religioso para agnóstico para ateu e agora para anti-religioso. Religion poisons everything.
IP: 189.67.68.181
Sou evangélico-não-xiita-e-não-governamental, acredito em Deus, Jesus e etc. Mas uma religião que acredita que precisamos “salvar a humanidade do comportamento homossexual ou transexual” é simplesmente desumana.
Precisamos é incentivar uma religião (ou não religião) consciente, onde as pessoas se instruam por elas mesmas e não que sigam cabeças odiáveis como a do atual papa ou do bispo Edir Macedo.
Num país onde se pensa em “Pequenas Igrejas, Grandes Negócios” precisamos é de pensadores e não líderes religiosos de meia tigela que só querem lucrar em cima dos menos esclarecidos.
Uma pessoa que RACIOCINA não pode adotar uma postura como a sugerida pelo papa ou pela Igreja Universal.
Em tempo: não é a toa que esse papa parece o Imperador Palpatine…
IP: 201.19.158.244
Sobre falsas premissas se estabelecem falsas verdades…
Acho que a questão nem é o que o Papa falou, fala ou falará, pois este ato, na grande maioria dos casos, será de uma grande prepotência, ignorância e, acima de tudo, uma grande perda de tempo, só mudando o objeto a ser avaliado e julgado pela “infalibilidade papal – esta também (mais) uma invenção humana.
Qual o ser humano que pode “dar conta” da vida e dos atos de outro ser humano?
E pensar que uma das maiores e mais profundas lições daquele que o “papa representa” era não julgar…
Definitivamente, não estão entendendo nada…
IP: 201.83.14.73
Elia, por que é preciso incentivar uma religião assim e assim? Pra que serve a religião? Nunca entendi e continuo não entendendo. E cuidado, porque se as pessoas começarem a se instruir (bem) por si mesmas a religião vai acabar sumindo… Noventa por cento das pessoas mais preparadas do mundo (leia-se membros dos institutos de ciências, tecnologia, ciências humanas, literatura etc mais bem cotados do planeta (e portanto presumimos que também sejam as mais inteligentes) são atéias. Food for thought.
Cris, concordo pRenamente com você, particularmente com a frase final. Quando o papa começou com essa história idiota do homossexualismo e a ONU etc por uma semana inteira meu status no Facebook ficou “leticia thinks it’d be awesome if the pope came up with cancer in the vocal chords”. E cheguei a postar “mas por que não morre logo e pára de encher o saco?” no blog. Que homem odioso, vou te contar. E aqui na Itália a coisa é mil vezes pior, dão crédito a tudo que esse cretino fala e faz, toda hora aparece nos telejornais, o cara é onipresente e a sua influência não deve jamais ser subestimada. A política ou está do lado dele ou morre de medo dele, e a população acredita cegamente em todas as merdas que ele diz. Tenho um adesivo eLorme da Richard Dawkins Foundation for Reason and Science na pasta que levo pra faculdade, e uma vez o professor de História Contemporânea, que é todo carola e já apareceu inclusive na TV ao lado do papa numa cerimônia de não sei o quê, uma vez ficou parado olhando (eu sento na primeira fila), depois me olhou, achei que fosse fazer um comentário, mas não disse nada. Com certeza guardou a minha cara na memória pra me dar uma nota bem baixa na prova (aqui as provas são orais). Hohoho.
Meu marido se desbatizou há duas semanas. Usamos um formulário da Associação Italiana de Agnósticos e Ateus e mandamos a carta registrada pra paróquia aqui de Assis pedindo que ao lado do registro de batismo dele fosse feita a anotação “Fulano de Tal declara de não ser mais membro da Igreja Católica Apostólica Romana”. Foi um momento tão lindo, em particular a “tristeza” do pobre sacerdote, que eu quase me batizei só pra poder me desbatizar também
Se você nunca fez crisma nem nada, só o batizado, pode inclusive escrever “Fulano de Tal declara que nunca foi membro da Igreja Católica”. Se fosse esse o meu caso eu juro que faria um quadro e penduraria na parede.
IP: 62.94.29.106
Foi para o copy-paste. Obrigado!
IP: 129.241.140.165
Veja bem, a partir do momento que a igreja prega que só deve haver sexo depois do casamento e para procriação, nunca por prazer, faz todo sentido do mundo não aceitar atos sexuais entre seres do mesmo sexo.
Não concordo, não acho racional (qual religião é?), mas que é coerente com o discurso deles é. Assim como não usar camisinha.
Novamente, não concordo, só estou analisando o discurso a partir de seus fundamentos.
IP: 201.93.156.196
A reação do Dawkins ao lançar seu livro, The God Delusion, e fazer barulho soou exagerada, mas o fato é que quem é religioso está sempre professando sua fé enquanto ateus e agnósticos ficam quietinhos porque acham tudo uma bobagem. Gente civilizada e que respeita o próximo sofre, sabe (Não se iludam, ser ateu não tem nada a ver com respeitar o próximo, mas essa discussão fica pra outro post).
No fim das contas, rola uma batalha entre corações e mentes em que é preciso sempre oferecer uma mensagem, qualquer uma, para manter a conversa em, hum, movimento (mesmo que seja moto-perpétuo). Bento-Palpatine não disse nada novo. É mais do mesmo. É só a repetição das mesmas bobagens ignorantes de sempre, que são consumidas com prazer por milhões de pessoas que precisam, oh, como precisam, reafirmar suas crenças no absurdo. Fazer o quê?
Ficar calado, não reagir, não tomar uma posição e uma posição ativa (ou passiva… Foi mal, não resisti.) só deixam o movimento deles, da ignorância e intolerância, avançar.
IP: 189.100.197.85
É engraçado, lendo as reações indignadas de gente que não concorda com a igreja católica parece que classificar como pecado estas práticas de homossexualismo é uma novidade, algum adendo ou atualizacao que o papa fez esta semana nas leis da religião lá dele…
Não entendo o espanto, o que há de novo? Cadê a surpresa?
Sério Cris, o que vc esperava? Que o Papa, um dos principais responsável em manter uma organização milenar fiél às suas tradicições (ainda que por vezes absurdas), pegasse leve? Ou que botasse panos quentes e desse uma de “veja bem galera, não é bem assim, dar o butão era o caminho desde o princípio e nós que estávamos entendendo tudo errado”?
Este não é o papel da igreja, a católica não é a única que condena a prática e este não é o único pecado “imcompativel” com a sociedade “muderna”, masturbação por exemplo, tb é pecado, assim como sexo hetero antes do casamento.
O bom é que segue as orientações de líderes *quem quer*, há quem diga que usar windows é errado, ou que comer carne de porco é errado, ou simplesmente comer carne, matar, roubar, trabalhar de sexta, mostrar o cabelo da mulher, roer unha, assistir tv, ter lucro, desrespeitar os pais, ter uma religião…
Eu defendo que grupos organizados tenham suas verdades e seus conjuntos de certo-errados, desde que não tentem impô-los por meio da força, e pelos links a respeito desta notícia não é isto que o papa está tentando fazer. Se ele quer convencer o mundo que a humanidade precisa ser salva, e ofereçe a igreja como caminho p/ praticar este tipo de “ecologia”, boa sorte, quem achar que precisa ser salvo já tem onde ir.
IP: 189.5.200.109
O Papa pode dizer o que quiser. E parte do processo (saudável) está na gente também dizer o que acha. Algumas centenas de anos atrás, isso que estamos falando aqui nos renderia prisão ou morte. Aí, pessoas mais esclarecidas começaram a cortar as asinhas (sem trocadilho) de pessoas menos esclarecidas e estabelecer limites para essa bobagem.
Não se pode subestimar a ignorância. É um vírus que se espalha fácil, fácil. Ela tem que ser contraposta o tempo todo. Em alguns períodos da história o conflito vai ser pacífico. Em outros, não. Mas é preciso estar sempre alerta.
IP: 189.100.197.85
o papa é um idiota, fato!
Mas frases como essa mostram como nossa sociedade é ipócrita:
“A partir do momento em que você acredita que existe uma verdade e que todo o resto é errado torna-se automaticamente impossível acreditar em paz-e-amor.”
Segundo o sr Cris Dias, qualquer pessoa que acredite “que existe uma verdade” e que o restante é falso, ou seja, que acredite em uma verdade absoluta, estão erradas.
Porém, ao fazer esse tipo de afirmação, ele comete o mesmo erro do papa. E não é apenas uma questão de semãntica! Ele afirma que quem não aprova o comportamento gay está errado (não estou julgando os gays, apenas parafraseando o Cris) e que quem reprova o comportamento gay está absolutamnte errado.
Esse tipo de comportamento é tão perigoso quanto o do papa, afinal ele afirma que Bento XVI “não merece estar por aqui.”.
Percebem… os dois são extremistas, só que em lados opostos
IP: 189.47.200.219
Ah, o velho argumento do “você está sendo extremista e o erro não é se achar melhor do que os outros, é ser extremo”. Esse papo automaticamente desqualifica qualquer discussão de ateísmo pedindo que se respeite exatamente aquilo que as religiões são contra: a liberdade. Ou, como eu gosto de dizer “liberdade de expressão é o direito que você tem em concordar comigo”.
IP: 189.100.197.85
Falou e disse.
Bento desesseis é um completo idiota, assim como todos os católicos do planeta.
Se a igreja católica ainda tivesse a moral que tinha na idade média, ainda estaria arrancando braços de bebes nascidos fora do casamento para as mães assistirem, bem como os seios delas com alicates em brasa…
Que belas práticas constam no currículo desta maravilhosa entidade religiosa.
Religião sucks!
IP: 201.36.98.93
Religiões são contra a liberdade?? Esta p/ mim é nova.
IP: 189.5.200.109
Religiões apoiam a liberdade de você seguir sua doutrina à risca. Pra pum tchiiiii.
IP: 189.100.197.85
…E a de não seguir também(as cristãs pelo menos), este é o ponto. Ela mostra o caminho que acredita ser o correto apenas, e prega a compaixão aos que não seguem(pecadores) pois estes devem fazer suas próprias escolhas(livre arbitrio).
O papa não quer matar viados, não pede para que “morram por favor”.
IP: 189.5.200.109
fabricio,
Não me lembro de nos 10 mandamentos ou na biblia existir alguma coisa como: “o Homem é livre para escolher o que melhor lhe convier”.
Não, nenhuma religião prega a liberdade de pensamento. Seria contraditório.
IP: 200.198.196.129
Cris, falar que as religiões são contra a liberdade é uma tremenda falata de conhecimento. Note que não estou falando das instituições religiosas, estou falando da religião como filosofia, como ideologia e talz.
Toda vez que vc pega alguma idéia muito loca e faz uma instituição com estatuto, livros de regras etc isso sempre se torna opressivo. É o caso do socialismo…. enquanto era uma ideologia era tudo lindo… depois que virou a URSS criou monstros como stalin.
O cristianismo prega na verdade a liberdade
“Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.” (1 Coríntios 9:19)
Não conheço muito das outras religiões mas acredito que tenham uma ideia parecida.
Apenas peço para que tomemos um pouco mais de cuidado ao falar das pessoas, afinal poderemos estar cometendo o mesmo erro que elas.
IP: 189.47.200.219
Não fernanda, a liberdade, como o Cris e eu concordamos é de vc escolher entre seguir as regras do seu criador ou não.
Se o que melhor lhe convier é não seguir, ele te avisa o que acontece, mas até aí, p/ quem não acredita é o mesmo que nada. O que leva a conclusão de que sim, a religião (cristã) é também a favor da sua liberdade de fazer merda e dançar(metafisicamente falando) por consequencia disso. Não diz(hoje) que quem não segue deve ser levado pro paredão (pelo menos não aqui na terra), e isto no meu livro é um ponto positivo.
Em tempo, não sou batizado, não li a Bíblia e não estou aqui p/ defender o papa.
IP: 189.5.200.109
Eu só não entendo por que a igreja católica é tão tolerante com o homossexualixmo e tão leniente com a pedofilia praticada por alguns padres.
IP: 201.75.168.200
“Rectius”: no comentário acima, onde está escrito “tolerante”, por favor, leiam intolerante.
IP: 201.75.168.200
Pois eu estou com o Cris. Liberdade, em qualquer religião, significa liberdade de pensar como eu digo que você tem que pensar. O conceito de dogma é a base de toda religião, a imposição de aceitar sem questionar, de acreditar mesmo sem evidências. Quando você estimula um fulano a não questionar, está tolhendo a sua liberdade. Quando você batiza seu filho pequeno e mais tarde o manda à escola de catequismo, está eliminando a sua capacidade de questionar, o que, vejam só, poderia levá-lo a escolher outro caminho. Quando te dizem não só o que pensar, mas inclusive sobre o que pensar, eliminam-se alternativas, fecham-se portas. Tipo assim, a partir do momento em que você só faz o que te dizem, você fecha os olhos pra todo o resto. E alternativas melhores são assim automaticamente descartadas. Se isso não é liberdade zero, então eu não sei o que é.
IP: 62.94.29.106
“O papa não quer matar viados, não pede para que “morram por favor”.”
Fabricio, negar direitos ao próximo não está muito longe de desejar que o tal próximo morra. É uma forma indireta de controle, e uma causa indireta (e às vezes direta) de sofrimento. Quando o papa diz que é contra a eutanásia, eu vejo isso como um ato de tortura com relação a quem está com o pé na tumba e não tem o direito de morrer em paz e evitar um pouco de sofrimento a si mesmo e à família. Ele pode não estar desejando a morte dessas pessoas, mas está causando tanta dor que pra mim dá no mesmo, se é que não é pior. Quando o papa diz que famílias que não se casam na igreja são “a praga da sociedade atual” e indiretamente faz com que não seja aprovada a lei que dá direitos civis a casais que convivem mas não são casados, está causando sofrimento: aqui na Itália, se eu moro com meu companheiro há quinhentos anos e tenho 22 filhos mas não sou casada, ele sofre um acidente e entra em coma, eu NÃO TENHO DIREITO A ENTRAR NA UTI porque não sou considerada família. Você acha realmente que a distância entre ser a causa disso e desejar a morte de alguém é muito grande? Eu não.
IP: 62.94.29.106
pacamanca, vc descreveu a importância de se ter um estado laico, e eu nao vou discutir isso pois apoio 100% a divisão entre estado e igreja.
Se na Itália o lobby da instituicao igreja católica é forte e consegue barrar leis, é a sociedade que falhou. Talvez até por ter contribuido dando importância demais ao que o papa fala ou deixa de falar, como nesta thread aqui de 20+ comentários sobre um assunto que deveria ter relevancia zero para quem não faz parte daquele grupo.
IP: 189.5.200.109
Fabricio, aqui o caso é extremo porque o Vaticano fica aqui dentro e a política come na mão do papa. Mas a influência do que esse desgraçado diz vai muito, muito longe. Outros países podem não condicionar suas leis ao que a igreja dita, mas muita gente segue o que esse idiota prega independentemente do que as leis locais determinam. E as conseqüências são as mesmas, embora talvez em menor escala. Quando o papa diz que ser homossexual é o horror, o horror, pode ser que oficialmente ninguém se altere e que as leis antidiscriminação sejam aprovadas do mesmo jeito, mas tenho certeza absoluta que vai ter muita gente por aí discriminando porque “o papa falou que é pecado”. E pra quem sofre esse tipo de preconceito na pele acho que não faz muita diferença se as leis dão respaldo ou não.
IP: 62.94.29.106
Alguém que, nas suas palavras, “siga o que este idiota prega”, *tecnicamente falando* não teria motivos para discriminar um homossexual, a prática sexual entre dois seres do mesmo sexo segundo a Bíblia é uma prática abominável, já o cara que pratica ela é um pecador assim como todo o resto da humanidade, so what?
Se vai ou não ter muita gente por aí discriminando porque “o papa falou que é pecado”, são outros quinhentos, dou o braço a torçer de que no fim das contas isto pode acontecer, mais por ignorância de alguns dos que se dizem católicos/cristãos do que por qqer outra coisa, eu só trocaria a justificativa por “o papa lembrou a gente que é pecado”. Quem “falou” que é pecado (segundo o cristianismo) foi Deus, e não o papa.
IP: 189.5.200.109
não acompanho as declarações dele, pq não sou um levantador de bandeira do ateísmo, apenas fico na minha. mas se não me engano, não é a primeira declaração anti-semita dele, certo?
(post recordista de comentários?)
IP: 189.106.140.84
Fabricio, pelamordefrodo, que diferença faz, na prática, se alguém faz ou deixa de fazer alguma coisa porque o papa falou que é pecado ou porque o papa lembrou que é pecado? Não só as conseqüências são as mesmas como o papa tá sempre no meio da história. A imensa maioria dos católicos nunca nem abriu a bíblia e dela só conhece as asneiras que ouve na missa, se é que vai à missa, e as outras maiores ainda que o papa vomita sempre que tem chance. Um cara com a influência que ele tem não deveria se dar ao luxo de fazer declarações de tamanho nível de imbecilidade; o número de pessoas que seguem o que ele diz é grande DEMAIS. E você fala que a definição de pecado é de deus e não do papa, mas esquece que o papa é como se fosse deus na terra, até onde eu sei, inclusive decidindo sobre assuntos intergalacticamente ridículos como a virgindade da coitada da Maria. E não se esqueça também que o papa é infalível, de acordo com os dogmas da igreja. Se isso não é o suficiente pra te assustar pra cacete, sinceramente acho que é você que não tá dando a dimensão justa à coisa.
IP: 62.94.29.106
Wallace, eu também não dava muita trela. Mas comecei a ver que a religião não é uma coisa só chatinha e idiota, é NOCIVA. E aí deixei de ser indiferente e passei a ser ativamente contra. Não jesuíta de ateismo, porque não é assim que a banda toca, mas digamos que quando ouço uma asneira religiosa não fico mais quieta; respondo à altura.
IP: 62.94.29.106
A opinião de Bento XVI parece a de quem foi da “Juventude Hitlerista” ou Nazista. Ou de ambos:
http://hugobbezerra.spaces.live.com/blog/cns!CC25BBEB4B0916CC!4265.entry
IP: 189.71.233.119
É pacamanca, não é suficiente para me assustar pra cacete, desculpe.
Ainda acho que vcs supervalorizam o papa e que tem tantos outros tao influentes quanto ele, que dizem besteiras infinitamente mais perigosas que ele e vcs acham normal. Não acho todo este ódio demonstrado aqui nos comentários justificado.
Acho que uma declaração do tipo: “se vc acredita em Deus, evite dar o fiofó” ou mesmo “olha moçada, existiu uma mulher que engravidou virgem” beira o inofensivo especialmente se vc considerar que a audiencia destas declaracoes já são pessoas que acreditam nisso.
Enfim, fico por aqui, percebi que temos opiniões inconciliaveis e insistir neste papo é perda de tempo. Se a data tivesse algum valor p/ vc eu até te desejaria um feliz natal, como sei que é apenas mais um feriado p/ vc, deixo aqui o meu “se cuida”.
[]s
IP: 189.5.200.109
Discordo completamente, Fabrício. Eu não subestimo, jamais, o peso de idéias. Boas e ruins. Sendo que, pior, é difícil saber mesmo o que é bom e o que é ruim. Uma coisa que parece fazer sentido hoje toma proporções, se distorce e vira algo monstruoso num passe de mágica.
Tudo que nos aconteceu até hoje na história da humanidade teve a ver com um grupo de pessoas vendendo uma idéia que outro, de tamanho variado, comprou.
Como eu disse acima, uma idéia é uma idéia é uma idéia. No fim, a batalha tem que se dar nos corações e mentes. A idéia mais “poderoa” vence. Ficar parado olhando e dizendo que, tudo bem, é assim mesmo só permite que as idéias vençam sem enfrentar o processo de seleção. Debater idéias e contrapô-las, quando necessário ou desejado, é essencial para o destino de qualquer sociedade. Quem se omite, é esmagado pelo processo histórico.
IP: 189.100.197.85
Morra, por favor.
Ué, mas você não era contra a pena de morte?
De qualquer forma, Joseph Bento XVI Ratzinger pode falar o que quiser, mas ele não tem poder político direto para mandar ninguém para cadeia, impedir alguém de se expressar ou nem forçar alguém fora dos domínios do Vaticano a mudar seu comportamento. Afinal de contas, os estados papais foram dissolvidos lá atrás, durante a unificação italiana do século XIX, assim como a Inquisição, que acabou mais ou menos nessa época também.
Me preocupa muito mais no mundo aqueles que falam e tem poder político direto para cumprir o que ameaçam, como o presidente do Irã Mahmoud Ahmedinejad, que manda enforcar quem é acusado de homossexualismo em guindastes na rua, e manda matar aquele que em seu país não quiser mais acreditar na religião oficial do estado. E isso não é coisa de livro de história, é coisa do presente, século 21, 2008, right now.
De Martinho Lutero aos revolucionários franceses de 1789, passando por Machado de Assis a Bertrand Russel, criticar abertamente a Igreja Católica virou arroz-com-feijão nestes últimos séculos. O desafio agora, na minha modesta opinião, é superar o “politicamente correto” e a tal “culpa branca pós-colonial” e apontar as baterias para aqueles grupos de religiosos que ainda têm o poder real de promover guerras, sufocar nações e matar pessoas ao redor do mundo.
IP: 201.52.90.91
Eu acho que, como já foi dito por aqui, esse negócio de livre arbítrio é muito bonito no papel. A igreja cristã em geral diz que prega isso, mas na prática está não só dizendo o tempo todo como seus fiéis devem viver mas também incentiva a idéia de que eles têm a missão de salvar a alma dos outros, mesmo que os outros não tenham pedido para serem salvos. Deve ser tipo estrelinha no boletim.
Então legislações sobre o aborto ou casamento gay são discutidas em cima de noções puramente religiosas do que o legislador acha certo ou errado. “Deus disse que o casamento é uma coisa entre um homem e uma mulher e ponto final” e lá vai a lei. Não adianta ter no papel a tal separação igreja-estado se os legisladores acham que estão salvando toda uma sociedade. E é *exatamente* isso que nosso Papatine fez: disse que é uma missão geral salvar o mundo da boiolagem. Ele não disse “ei, se você é católico por favor não libere o badaró”. Ele pediu para que esse mal seja eliminado do mundo, assim como o aquecimento global. Daí em diante a interpretação de como fazer isso vai de cada fiel, seja ele uma pacata senhora de Brás de Pina ou um maluco que explode clínicas de aborto ou casas noturnas.
PS: E, tudo bem, não soube me expressar direito no texto principal. O “morra por favor” não é meu para o papa, é dele para os gays, Grande Mal da Humanidade segundo seu raciocínio.
IP: 189.100.197.85
Alexandre:
Eu também não subestimo o poder das idéias. E concordo contigo no que diz respeito as distorções. Este blog post, os comments e a própria reportagem do G1 são ótimos exemplos de como tirar parte de um discurso (que até agora ninguém se deu ao trabalho de ir atrás da transcrição) fora do contexto, botar palavras na boca do papa(vide o comment acima), para em seguida se indignar com esta realidade criada e pedir a cabeça(ou garganta) deste ou daquele.
Um passe de mágica realmente, daí para perseguição de cristãos(como acontece de verdade em muitos lugares do mundo e ninguém se revolta contra) é um pulo.
Cris:
Até onde sei, fiél ou humano nenhum consegue salvar alma de ninguém(e nem o papa for that matter), e nem tem (pelo pouco que conheço) esta missão, se for p/ brigar contra quem acha que deve fazer esta catequização não-solicitada pq vale bônus, tem meu apoio.
Já no que diz respeito a legisladores usarem seus próprios julgamentos para decidir o que passa e o que não passa, isso vale p/ tudo e é uma consequencia da democracia representativa, o melhor que podermos fazer é eleger gente mais competente. Assim como somos trouxas o suficiente para através de meios democráticos darmos altos poderes para quem não da a mínima p/ a democracia, também permitimos que gente que baseia suas decisões em critérios que discordamos tenham lá suas bancadas, é culpa nossa, não deles.
IP: 189.5.200.109
Alexandre, é exatamente isso. Num mundo onde a roupa que um personagem usa numa novela torna-se popular em poucos dias e se espalha feito a peste bubônica, não podemos subestimar o poder que têm as palavras de um grande orador com grande influência política.
Fabricio, você acha MESMO que ninguém se revolta contra a perseguição de cristãos no mundo? Dá um pulinho aqui na Bota pra ver quantas vezes por dia a imprensa martela sobre o assunto de proteção da liberdade religiosa (leia-se liberdade de ser católico). E o Cris não tirou nada do contexto, o que o papa falou foi isso mesmo, e a coisa ainda foi muito mais longe: ele quer tirar os deficientes físicos da lista de vítimas de discriminação pois tem medo que considerando deficientes físicos gente “desprotegida” as pessoas comecem a abortar fetos com doenças genéticas graves detectadas no início da gravidez. Pra não falar na posição da igreja contra a eutanásia. Toda vez que rola um plebiscito aqui sobre assuntos desse tipo a posição da igreja sai vencedora, e vou explicar por quê: porque as pessoas REALMENTE SEGUEM o que o papa diz (tenho amigos da minha idade que não são católicos freqüentantes que disseram essa frase pra mim, “votei contra as pesquisas com células-tronco porque o papa falou que não é legal” e porque a imprensa é totalmente controlada e não esclarece absolutamente nada sobre o tema, mostrando somente entrevistas altamente parciais com gente do clero e da direita cristã dizendo que são contra).
E também não fique achando que na questão do voto a igreja está assim tão afastada; pelo menos por aqui não há político que não babe os ovos do papa e que não mencione “a cultura cristã européia” nos seus discursos ou que ignore a opinião da igreja uma vez eleito. Um dos maiores partidos do país tem “cristão” no nome – isso num país oficialmente laico. Numa nação de gente ignorante, quando não se sabe em quem votar vai-se pedir a opinião do sacerdote da paróquia. Ou do mafioso de turno, o que curiosamente muitas vezes dá no mesmo. Vai por mim, a coisa é muito, muito, muito mais grave e assustadora do que você pensa.
IP: 62.94.2.182
Infelizmente, quase todas as religiões reivindicam para si o monopólio da verdade. No cristianismo, a igreja católica com seu misticismo obscurantista não fica muito atrás de denominações protestantes, inclusive as calvinistas que acreditam na tese horrenda de que todos nós já nascemos predestinados à salvação ou à danação, independentemente do que fizermos. O que dizer, então, dos mulçumanos, que reagem à publicação de charges de humor com sentenças de morte? E do judaísmo ortodoxo segregacionista, que acredita ser o representante de uma seleta estirpe de um povo escolhido por Deus? Enfim, os exemplos vão quase ao infinito. Todos eles não apenas acham que estão certos, mas também que todos os outros pensamentos religiosos são uma fraude. Talvez todos tenham razão.
IP: 201.75.168.200
Dawalibi, é impossível que todos tenham razão.
Quoting Dawkins: “…when two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.”
Como até hoje nenhuma religião conseguiu mostrar evidências da existência das entidades que adoram, eu parto do pressuposto que todas estão erradas
IP: 62.94.2.182
pacamanca, quando disse que ninguem fala nada a respeito da perseguições de cristãos eu nao quis dizer literalmente zero pessoas, achei que vc fosse entender o que quis dizer, existe quem se revolte com isso, sem dúvidas. Tentarei ser mais óbvio caso venha a comentar novamente neste tópico.
IP: 189.5.200.109
Obviamente, é impossível que todos tenham razão. Mesmo porque se todas as religiões dizem que as outras são falsas – e se isso é um princípio que se estende a todas elas – em sendo verdadeira essa premissa todas elas seriam falsas. É possível, porém, que todas estejam erradas.
IP: 201.75.168.200
Pô, Fabricio, não subestime os meus neurônios, né… Cê acha mesmo que eu achei que você queria dizer zero pessoas? O que eu quis dizer é que a igreja defende a liberdade de culto muito mais aguerridamente do que você imagina, e que protestos contra a perseguição de católicos saem toda hora nos jornais, pelo menos aqui na Itália, enquanto que você deu a entender que praticamente não se fala no assunto.
IP: 62.94.2.182
Aqui no brasil praticamente não se fala no assunto.
IP: 189.5.200.109
tudo bem que até acredito que ele pense igualmente, mas temos de levar em conta que ele é só o
fantocheporta voz de um grupo monumentalmente numeroso que dita as regras do que seráordenadodito aos fiéis.Abração
IP: 201.43.12.115
Po, Cris!
Vai cutucar logo o tema religiao?
Fala seeeerio.
E logo o pobrezinho do Papinha Bento denao sei dasquantas?
Olha, to aqui em Dubai visitando meu irmao.
Nunca vi uma salada tao grande de culturas, etnias, cores, idiomas.
Torre de babel? E aqui.
Tenho pensado muito em religiao e principalmente nos Muslims.
Nunca vi gente mais limpa. Nem lugar mais limpo e organizado como nessas Arabias.
Ate agora a unica coisa que eu nao gostei e que nao tem Orkut.
Mas pra mim nao tem coisa mais retrograda do que a religiao.
A desculpa que o homem usa pra fazer guerras. nao tem nada a ver com amor a Deus, ou Alah. Resume-se a poder. Poder e dinheiro.
E o que que o bahiano do Papa tem? Nao e vatapa. E dinheiro.
Me da nojo. Nojo esse ostentacao. Que decadencia.
Concordo 1000% com que vc falou.
Beijos e Feliz Ano Novo.
Vou ver os fogos la do hotel Jumeirah. Yuhuuu!
IP: 86.96.226.89
A quem interessar possa, a tradução p/ Inglês do texto na íntegra:
http://whispersintheloggia.blogspot.com/2008/12/ecology-in-full.html
IP: 189.5.200.109
Quero mais é ficar livre dos homossexuais mesmo. Abraço!
IP: 200.198.23.214
O Brasil nao é a sede da igreja catolica. Existem vaaaaarias instituiçoes do Vaticano cuidando dos interesses dos fiéis em paises hostis, nao se preocupe.
Matheus… Por que?
IP: 62.94.2.182
Deus abençoe todos vocês.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo14:6.
Feliz Ano Novo!
Amém.
IP: 201.53.33.142
Pra fechar com chave de ouro:
“Se homossexualismo fosse normal, Deus teria criado Adão e Ivo”.
Me superei nessa… É o espírito do ano novo!
IP: 201.53.34.151
É idiota dizer que um Papa é idiota. É pior que dizer que o Lula é idiota. Quem chega a Papa pode ser qualquer coisa, menos idiota. Essa história que ele disse se baseia nas palavras de Cristo, de amar o pecador e não o pecado. O pecado aí é a agressão ao sexto mandamento (não pecar contra a castidade, que vem a ser não transar fora do casamento, duas pessoas do mesmo sexo não podem transar pois não podem se casar pois são proibidos pela lei natural. Pensa bem, casamento significa “combinação harmoniosa” – nas palavras do Houaiss – entre duas coisas. Nada que requeira KY pode se chamar de harmoniosa. Inclusive falamos que uma porca “casa” com tal parafuso. Um parafuso não “casa” com outro). O que o Bento XVI faz é simplesmente defender essa tradição toda, é sua obrigação como Papa. Seria idiota se não o fizesse. Se eu odiasse a Igreja Católica, como parece que a maioria odeia, a primeira coisa que eu faria seria ler o catessismo e a história da Igreja, pois é batata, sempre que se fala da religião dos outros se fala merda.
IP: 189.27.21.12
Não vejo nada de mau na afirmação. Nosso papa não disse: Matem eles!
A idéia que mais deixam todos assustados é a castidade.
Como foi muio bem explicado pelo Cristiano a igreja não condena o homosexualismo, mas exige dele o mesmo que exige dos teus fiéis CASTIDADE. O não ao sexo fora do casamento!
Logo falaram: “Mas a igreja não casa “homos”.” Minha opinião não interessa aqui, mas o conceito de casamento cristão sempre envolveu um homem e uma mulher com intuito de formar uma família e por isso, e só por isso, o sexo é não só permitido como obrigatório. Sexo como fim de reprodução e não como expressão de amor e carinho!
Sob o ponto de vista da igreja não vejo problemas em um casal gay se case desde que renunciem ao sexo, adotem crianças e formem uma família. Isso é humano? Isso é correto? Os Gays iriam se propor a isso para ter uma benção?
Sei que existem vertentes na Santa Sé (isso mesmo Bispos!) que debatem sobre o tema.
Se não concorda não seja um católico! Nós não condenamos ninguém ao inferno mais. E como poucas no mundo nós mudamos nossos conceitos dentro da nossa teologia. Quem sabe estamos errados? Rezamos para que nosso líder seja abençoado com sabedoria, que não se curve a modismos e costumes levianos.
No mais respeite.
IP: 201.62.208.118