Sejamos práticos

Estava eu ontem degustando um Cheddar McMelt de costas para a TV na lanchonete. William Bonner dispara com seu vozeirão “Preso o último acusado de matar o casal de adolescentes em SP. O caso está criando polêmica sobre a maioriade criminal já que um dos acusados é menor de idade.”

Bom, eu sou um cara prático. Eu não entro nem na discussão se “merece ir preso ou não merece”, não entro na discussão se essa discussão sobre discutir é factóide de imprensa ou não. Eu vejo a coisa da seguinte maneira:

A idéia de ter o limite legal diminuído só pode ser uma, a de que os hoje di menor entre 16 e 18 pensem duas vezes antes de cometer um crime. “Agora a coisa é séria, se eu for pego eu não vou pra FEBEM.”

Certo? OK, então eu pergunto se isso fez alguma diferença sobre os outros quatro meliantes que têm mais de 18 anos.

Não, é claro que não.

Um dos cinco bandidos era menor de idade e, de repente, reduzir o limite de idade vai resolver o problema da violência. Só falta aparecer o pai da garota dizendo “se a idade criminal fosse 16 anos minha filha ainda estaria viva”.

Um membro do governo (não vi quem, estava de costas) declarou: “Não vou nem analisar essa proposta de tão imbecil que ela é.” (é claro que não foram estas as palavras dele, mas esse cara sabe reconhecer cheiro de podre)

O mesmo vale para pena de morte.

— Cristiano, você é a favor da pena de morte no Brasil?

— Não. Sou contra.

— Como cara? Você acha que bandido merece ficar vivendo?

— Eu acho que quem merece morrer não vai morrer e quem não merece vai morrer. E só vai morrer pobre.

— Er… mas… quer dizer…

Eu sou prático. Como bem disse a Anna “eu não tenho pena de bandido”, mas termos pena de morte não vai diminuir em nada a criminalidade. Eu sou prático. Nem discuto direitos humanos, criminalidade, constitucionalidade e o iscambau.

Nos filmes hollywoodianos o mocinho vira para o bandido e, jogando aquele papo para convencê-lo a não matar todo mundo, dispara: “Se você se entregar agora só terá assalto contra você. Se me matar terá assassinato.”

Você acha que bandido brasileiro pensa nisso? Que ele tem um limite? “Eu roubo mas não mato.” Bandido por aqui (fora das telas) não pensa nem no dia de amanhã, quanto mais em que tipo de pena vai pegar. Até porque muitas vezes ele já passou pela cadeia, voltar é mais uma questão de quando do que de se.

Seguindo o mesmo raciocínio prático eu sou contra essa tal lei proibindo o porte de armas no Brasil. Eu sou contra as armas, mas a lei não vai adiantar chongas, ou você acha que no dia em que ela for promulgada todos os bandidos vão sair de suas tocas e entregar suas armas ao governo, de mão dada com os valentões você-sabe-com-quem-está-falando? e todas as outras pessoas que têm arma sem porte legal?

Sejamos práticos e vamos parar com essa de entrar nas campanhas-que-abalaram-a-opinião-pública do Jornal Nacional.

Adendo 1: o quinto comparsa preso ontem tem trinta e dois anos de idade. Outro acusado tem cinqüenta.

Adendo 2: o tal membro do governo que deu a declaração é o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.


:: Escrito por Cristiano Dias, dia 14 Nov 2003, 11:39, em Imprensa minha.

56 Comentários

  1. Paulo

    Não concordo com a visão que as pessoas tem sobre a pena de morte. Não penso nisso como “pena”. Eu vejo da seguinte forma - existem centenas (mesmo), de assassinos confessos soltos nas ruas. Assassinos reincidentes. Assassinos que VÃO MATAR novamente. E matam, porque gostam de matar. Não é nada fácil prender criminosos. Para mim, a solução é simples. Cadeia só vai lhe “graduar” ainda mais no crime. Acho doentio pensar que tem gente que VAI MATAR, a continua vivo. O “Chico Picadinho” por exemplo. É um Serial Killer conhecido. Já declarou que vai matar novamente. E vai ser solto. E pode assassinar a família de qualquer um. Porque deixar este meliante vivo? Se soltam um tigre faminto nas ruas ou o prendem ou o matam. Mas o Chico Picadinho vai estar ai soltinho…..

  2. Paulo

    Sobre idade.
    Nos EUA, quando se é preso adolescente, levam o meliante para uma fazenda para reeducá-lo.
    Na Inglaterra, a partir dos 10 anos, já se vai preso como adulto.
    Hoje em dia, com tanta informação disponível, não creio haver “Inocentes” com 14 anos ou mais.
    E as instituições que cuidam destes casos são o ‘Segundo grau” do crime.
    Deviam ser presos e julgados como adultos.

  3. dawalibi

    Concordo com você. E acho que muita gente na imprensa não tem coragem de admitir que é favorável à pena de morte, e aproveita esses momentos para fazer sua catarse. E também para vender jornal, porque afinal de contas ninguém é de ferro e dignidade não enche o bolso.

  4. Paulo

    dawalibi!

    Mande seu email para mim:

    paulo@kombato.com

  5. duard

    Eu discordo de alguns pontos :

    Sejamos práticos e vamos parar com essa de entrar nas campanhas-que-abalaram-a-opinião-pública do Jornal Nacional.

    Acho Cris, que você como tem um $$$ juntado de suas “viagens para o norte”, consegue muito bem pagar TV a cabo, e evitar os problemas dos Brasileiros, dos comuns, dos pobres, dos normais.

    Sua visão, de “eu sou prático”, é para mim egoísta cara. Você mesmo diz ai que nem entra na discussão, por motivos seus, que eu considero egoísmo.

    Eu vou ser mais imbessil e ignorante e te dizer como é, e do jeito, que tenho certeza você “nem entra” na discussão :

    “Se sua mãe, que também tem blog, foi degolada, estorada, cortarem dela os pés, cabeça, mãos, dedos, enfim..um picadinho de tua mãe.”

    Meu amigo, nesta hora, vai te valer de que a inteligência de avaliar que somente 1 dentre os 5 era menor de idade ? Todos, independente da idade, são a mesma coisa : MONSTROS.

    Ja vi que to fudido, discordar de você em seu blog, e ainda colocar sua mãe como exemplo…ja senti a primeira paulada na cara agorinha !!!

    bom, prolongar não é meu estilo, mas…essa é a opnião de um ignorante.

  6. Cristiano Dias

    Sem crise, Duard. Eu continuo sendo prático. Se mexem com minha família eu quero que todos morram. Isso só serve para reforçar a teoria de que as pessoas movidas pelo “ódio” e pela “dor” não podem opinar num momento desses.

    Vingança e justiça não têm nada a ver.

    Veja… eu acho que o sistema judiciário e penal do Brasil está FODIDO. Tá tudo errado. As prisões estão lotadas e mesmo assim a criminalidade continua. Sinal de que fazer com que mais gente seja considerada “criminoso” não vai adiantar muito.

    Os tais caras presos no caso do casal-de-adolescentes dizem ter matado “porque tava a fim”. Monstruosidade, mas só mais um argumento de que ter a maioridade reduzida não faria diferença nenhuma.

    O caso é que as pessoas vêem o sistema penitenciário (vide o nome) como punição, penitência. “Agora tu vai ver só…”. É por isso, por exemplo, que acham que preso não merece “direitos humanos”.

    Nesse caso tem que fazer o que o Paulo disse mesmo. Cometeu crime mata logo, porque se mandar pra cadeia corrigir o cara é que não vai conseguir mesmo.

    Eu não tenho as respostas. Eu não posso dizer “façam ___, ___ e ___ e o problema estará resolvido”. Mas pena de morte e redução da maioridade penal é que não vai resolver.

  7. duard

    Bom,

    aqui na empresa, tem um motorista, e o cara é daqueles de opnião meio arrogante, e pensa que ele é a certeza … O nipe é o seguinte, ele acha, que o negócio é matar também. Só que um dia conversando com ele, nos perguntamos :

    E se tirarmos a opção de matar, com o que ficamos ?

    Ai entra o lugar onde o Ministro citado no seu post Cris, ja respondeu, que isso nunca vai existir, em um outro programa da “grobo” :

    EU acho, que deveria ser construida, bem na LINHA DO EQUADOR, no oceano atrantico, dentro do territorio nacional, claro, uma ILHA ARTIFICIAL, sei lá, algo assim, que fique no MAR, bem no meio do mar…e lá depositar estes seres que infelizmente ( pra quem ? ) não tem mais solução.

    Deixo claro, que cada preso, deveria ter sua cela de 2×2m quadrados, comer somente 1 vez por dia, sem banho de sol, sem revista, livros, NADA, absolutamente NADA para se discontrair.

    Está, é a minha solução egoísta e estupida.

  8. Inverno

    Baixar a idade criminal, faria ao menos com que as pessoas que aliciam esses menores (e muitos deles o são - não há quem prove o contrário) pensassem melhor a respeito das consequências de seus atos.

    Dizer que, pena de morte, redução de idade penal e qualquer outra medida não resolve não é lá uma visão “otimista” do país.

    Qual a solução então? Não há. Mas ao menos, esses artifícios fariam um pouco de diferença. Deixar como está é que não adianta lhufas.

    Ser conivente também, com o estilo “eu sou prático” não desperta interesse nem teu, e muito menos da sociedade.

    Me critique o quanto quiser, mas sou a favor da redução de pena, e a favor de isolamento sumário no caso de assassinos confessos. Se possível, prisão perpétua.

    E não contemos com a hipocrisia de “Porra! Sou eu quem vou pagar a comida daquele vagabundo?”

    Todo mundo aqui, paga 40.000 por mês a cada gabinete de deputado ESTADUAL (pensem em quantos existem) isso sem contar os Federais, Senadores e Ministros do nosso governo. Se te arrancarem mais 1 real da contribuição para mandar assassinos e qualquer outra escória para perto do inferno, que assim seja. Pago com gosto.

  9. luizricon

    pena de morte é simples: vc quer viver sob um sistema jurídico na base do “olho por olho, dente por dente”? Eu não. A lei não existe para exercer a vingança, mas sim para trazer um ideal de “justiça”. A lei não pode ser emocionalizada.
    E sobre a menoridade: a inimputabilidade penal não existe para beneficiar os menores infratores, mas sim por um princípio ético e jurídico, filosófico mesmo, que está na BASE do Direito brasileiro.
    A gente tinha que parar de assistir filme de tribunal americano e conhecer um pouco mais das NOSSAS leis.
    É por essas e outras que o Judiciário é uma verdadeira caixa preta.
    Além disso, os bandidos não são MONSTROS, são pessoas que vivem numa realidade da qual nós nem ao menos temos a menor noção. Porque para chegar nesse ponto de desprezo pela vida humana, de banalização mesmo, imagina como é massacrante e FDP a vida desses sujeitos.
    “Aqui embaixo as leis são dirferentes…”
    E ademais, se a gente trata menino de rua que nem “coisa” nos sinais de trânsito, como vamos querer depois que eles tratem nossos filhos de forma diferente??????
    A solução é justiça, justiça SOCIAL…

  10. Adamastor da Silva

    Alguns comentários sobre o tema:

    01. Nosso Código Penal é tão bonzinho porque o seu criador, o Dr. Nélson Hungria, era advogado de bandido.

    02. Sou contra a pena de morte. Bandido não tem medo de morrer. O pior castigo prum meliante é ter de trabalhar. Pena de prisão perpétua, com trabalhos forçados, e ainda sem detração, seria o ideal (apesar de ser inconstitucional).

    03. Sou favor da diminuição da maioridade penal. Em 1940, quando foi criado o Código Penal e, por sua vez, o limite de 18 anos, o jovem desenvolvia-se emocionalmente e psicologicamente muito mais lentamente do que hoje em dia. Portanto, um jovem de 16 anos, na minha opinião, tem a consciência dos seus atos.

  11. Cristiano Dias

    Tenando não me alongar muito (quero ver se colocam mais comentários aqui) eu só queria esclarecer que quando eu digo que sou “prático” estou dizendo que eu penso no lado “real” da coisa. Como vai ser depois de implementada a medida.

    Um exemplo prático: os carinhas que queimaram o índio em Brasília nem na cadeia estão, mesmo tendo idade legal, sendo crime hediondo, etc. etc.

    Mas depois eu falo mais sobre isso tudo…

  12. Marcos RS

    Sobre a lei de desarmamento, Cris, ela não visa desarmar bandido (claro). Visa desarmar a população, o cara que sai do trabalho estressado, arruma briga no trânsito e mata de cabeça quente. O trabalhador que enche a cara no boteco depois do expediente e carrega um trezoitão na cintura.

    E ainda aquele que pensa que reagir a um assalto é a melhor saída. Muita gente morre dessa maneira - se não estivessem armados, não reagiriam e muito provavelmente estariam vivos hoje.

    É necessário sim desarmar a população.

    []s

  13. Cristiano Dias

    Marcos… aposto que nenhuma dessas pessoas tem porte de arma. Então, legalmente, elas não podiam estar armadas. Mas estão. Não vai ser uma “leizinha” que vai fazer, porque afinal de contas essa lei já existe. Ela exige o porte de armas pra quem quiser ter uma.

    Pergunta só pro Paulo aqui em cima como é complicado ter porte de armas…

  14. Marcelus

    Eu só digo uma coisa:

    Em países realmente desenvolvidos como os Estados Unidos, como a Alemanha e como a Inglaterra, não tem boiada para adolescentes que cometem crimes. Fez merda, vai preso.

    E que me consta os registros relativos à proteção de direitos humanos deles estão bem mais positivos que os nossos…

  15. Marcelus

    Quanto ao porte de armas:

    Eu também não sou a favor desta campanha de desarmamento, e por um motivo bem simples: se esta lei for aprovada, será criado um “novo jogo do bicho” aqui no Brasil, isto é, as pessoas continuarão a ter suas armas ilegais, a despeito da proibição legal.

    E tem mais: com a ilegalização total, o tráfico de armas se tornará ainda mais lucrativo, uma vez que o preço das armas contrabandeadas certamente subirão.

    Acredito que hoje em dia a limitação legal já existente para se ter e se portar uma arma já é o suficiente para coibir o uso delas a torto e a direito.

    O foco da questão toda deveria ser o combate ao tráfico ilegal de armas, que ao meu ver é tão ou mais danoso do que o próprio narcotráfico. Mas às vezes infelizmente tenho a impressão de que para os governos a coisa não é assim…

  16. Marcelus

    Sobre a pena de morte: a princípio eu sou contra, uma vez que ao meu ver o Estado não tem o direito de tirar a vida de um constituinte seu, o cidadão.

    Mas uma pergunta vêm à minha cabeça… será que se por exemplo todos os acusados dos julgamentos do Tribunal de Nuremberg tivessem sido condenados apenas à prisão teria havido estabilidade suficiente na Europa do pós-guerra?

  17. duard

    Acho que o Marcelus clareou bem sobre o porte ou não de armas, minha idéia segue no mesmo caminho que a dele.

    Se repararmos bem, quando ocorre de alguem reagir a algum ladrão, essas coisas em que o bandido pega a arma do cidadão e acaba matando o cidadão…na maioria das vezes, o cidadão tem uma arma sem registro, igual a que o ladrão tem. Então, não tem mutio sentido essa lei.

    Quanto ao crime do casal de jovens namorados, acabo de ver na globo.com o seguinte texto para noticia :

    Barbárie
    Para polícia, adolescente foi o grande mentor do assassinato de casal

    Agora Cris, acho meio errado ( ou eu entendi o que você quis dizer errado ) você pensar, que a rede globo que está bombardeando informações, para que a população queira a diminuição da idade penal de 18 para 16.

    Na Band, é a mesma coisa. Nas ruas é a mesma coisa. Em pesquisa atual, de hoje, no site da Folha, 98% são a favor da diminuição, 2% contra.

    Acho que ao dar costas ao televisor, você perdeu o mais gritante no caso : A cena dos pais enterrando seus filhos. E com muita justiça, dizendo que irão tomar atitudes para que o governo REVEJA NOSSAS LEIS.

    É claro que muitos pensam : “só estão se movendo agora, que o bicho pegou para o lado deles” … mas quem não é assim ?

  18. Marília

    Eu tinha um professor que me disse o melhor argumento contra a pena de morte: condenar à morte é condenar a uma coisa que ninguém conhece.
    E se a morte for uma coisa maravilhosa e em vez de estarmos punindo, vamos estar dando um presente para um assassino?
    A pena de morte não faz sentido.

  19. Cristiano Dias

    Duard, não misture as coisas. Você faz parecer que eu acho uma coisa totalmente normal o assassinato dos 2 adolescentes. Você implica que se o mesmo acontecesse comigo eu ia olhar calmamente para o repórter e dizer “os bandidos são seres humanos normais, eu quero lhes dar um abraço”.

    É claro que é um absurdo. Dois jovens foram acampar e acabaram mortos. A garota foi estuprada.

    Tenta uma vez prestar atenção no que eu estou falando: se a idade criminal fosse 16 anos exatamente a mesma coisa teria acontecido. Um dos acusados tem 33 anos de idade, outro tem 48 e outro 50. Mas, é claro, o mentor de tudo foi o tal garoto de 17 anos. Sem ele nada teria acontecido. Jamais saberemos.

    Como bem disse o Ricon é mais fácil pensar que os 5 criminosos eram “pessoas más, muito más” e ignorar o fato de que “os pobres” odeiam “os ricos” e vice-versa. Que as leis são feitas para os ricos. É só subir qualquer morro e ver como os “do asfalto” são odiados.

    Onde estão todos os filhos-de-papai que aparecem nos escândalos criminais da semana? Presos?

    98% da população é a favor da mudança. Ótimo. Vamos mudar a lei e ir dormir tranquilos. Afinal de contas de agora em diante todo jovem vai pensar duas vezes antes de cometer um crime. Missão cumprida.

    As leis brasileiras precisam ser revistas? Desculpa, mas eu acho que não. Elas só precisam ser cumpridas.

    Além disso todo mundo parece estar ignorando o fato de que baixar o limite para 16 anos outras coisas virão a reboque. A primeira vai ser a redução da idade mínima para tirar a carteira de habilitação. A indústria automobilística vai adorar. Milhões de jovens de carro na mão.

  20. Lu

    1- A pena de morte é mais cara do que manter alguém preso pelo resto da vida (processos, recursos, etc).

    2- Pena de morte é jogar o mesmo jogo do bandido.

    3- Nada vai resolver o problema da noite pro dia.

    4- Precisamos de educação, justiça social, desenvolvimento e fortalecimento das instituições: família, escola e governo.

  21. Jean

    E depois ninguém sabe como surgem grupos de extermínio e porque tantas pessoas parecem defendê-los…

  22. Nishi

    O Cris tocou num ponto muito simples e eficaz: ninguém que é bandido tá se importando se vai ficar preso numa cela de 2 x 2 comendo pão e água, por exemplo. Ou se vai ser morto pelo Estado. Essa solução, além de tosca, simplesmente é inaplicável num mundo onde convivem pressões de extremistas facistóides e movimentos pelos direitos humanos.

    É só visitar uma delegacia. 40 neguinhos numa cela onde cabem 05, revezando-se pra dormir, sem ter onde cagar. E se peidar no lugar errado morre degolado. E tem gente que ainda acha os bandidos não vão cometer crimes por conta do medo de ir pra cadeia… bah! Regalia é só pra chefão.

    Os bandidos, o PCC e as organizações criminosas estão aí porque eles realmente acreditam que é mais fácil assim do que do jeito certo. Porque uma pequena porcentagem de quem se mete na bandidagem é que é pega. Porque rola impunidade. Quando neguinho é pego, é uma surpresa.

    Ah, então a solução é acabar com a impunidade e fazer com que a polícia endureça? Nãããão, isso só vai lotar ainda mais as cadeias. E só foder ainda mais a vida de quem vai parar lá sem merecer. Tem gente que acha que não acontece. E eu digo que acho que acontece muito sim. A lei brasileira é ótima para quem tem um bom advogado. Mas quando não tem (e isso é muitíssimo comum), o pessoal fica 5 anos enjaulado mesmo porque roubou uma galinha.

    A solução? A solução não é mágica. É estrutural. É educação, é a longo prazo. Enquanto isso, o que dá pra fazer pra amenizar o problema. Primeira coisa é aplicar direito a lei, esteja ela correta ou não. Se nem isso nós fazemos, que adianta mudar? Besteira… quem estudou direito sabe a merda que foi a Lei Medina, a famosa lei dos Crimes Hediondos e que surgiu por causa do sequestro do Roberto Medina. Uma lei tão mal-preparada que conseguiu fazer com que a pena para o estupro de menores fosse menor do que a do estupro de maiores. E logicamente NÃO resolveu o problema dos sequestros…

  23. Alexandre

    Peraí. Prático, você?

    Eu nunca tinha notado.

  24. Ozzie

    Concordo em gênero, número e grau com você Cris.
    Já existe pena de morte no país. Não acredite, veja as estatísticas de mortalidade entre jovens, negros, entre 15-25 anos, para compreender o que digo.
    Já estamos vivendo em estado de guerra, melhor parar de colocar panos quentes em tudo e admitir de vez que se perdeu o controle e começar tudo de novo.
    Na paz.

  25. Dani-Ella

    Caramba! Onde eu fui me meter?
    Coincidentemente, a reduçao da maioridade penal foi o tema da minha monografia de final de curso (Direito).
    Mas vá lá…a questão pra mim nunca vai se resumir em baixar a maioridade, ou pena de morta e demais teorias.
    Já está mais que comprovado que esses artifícios em nada contribuem para a reduçao da criminalidade.
    Acho que o problema é a quase que absoluta certeza da sensaçao de IMPUNIDADE. O Brasil, infelizmente, leva ao extremo a máxima de que o crime compensa, até mesmo pq a probabilidade de ser pego é mínima.
    Eu trabalho com adolescentes infratores e vejo que muitos sao recuperáveis, mas esse comentário já se alongou demais.

  26. digons

    Isso. Vamos ampliar as senzalas. E vamos também colocar crianças nelas. Tá cheio? Morte!
    Desigualdade social? Redistribuição de renda? Pra quê? Eles só querem e só sabem roubar.

    O engraçado é que algumas pessoas se mostram tão sensíveis e emocionais com o crime da menina do pai aparecido. Fantástico isso. São pouco racionais e ficam emotivas quando provocadas pela mídia.

    Ah, o tal “Pernambuco” disse que vários outros menores foram convidados e participaram de abusos com a garota. Não vejo, pois, apenas um distúrbio mental ou uma opção criminosa do “líder”. É uma sociedade desigual e doente.

  27. Eduardo Coutinho

    Vou seguir a sua ideia sobre pena de morte.

    Eu acredito e gostaria muito que algumas centenas de bandidos fossem executados. Homicidas, estupradores e alguns senadores fariam parte da lista.
    Mas sinceramente não acredito que nenhum sistema juridico tenha competencia para decidir sobre quem morre e quem vive.

    Se fosse eu a escolher, acredito que as escolhas seriam feitas a bem da justiça. Não teria pudores em assinar a sentenças de morte, mesmo que fosse de alguns menores. Mas como nao serei eu a fazer essas escolhas, digo não a pena de morte, não só no Brasil mas em qualquer parte do mundo.

    Sim, sou um despota esclarecido.

  28. Anônimo Veneziano

    Emocionalmente sou a favor da pena de morte. Mas de cabeça fria acho que o Cris tem razão. Não ia resolver. Mais importante seria fazer cumprir a lei, pricipalmente pros ricos. cada bandido solto rico desmoraliza a Justiça.

    A redução de idade pode funcionar, afinal atualmente se chamam jovens pra cometer crimes justamente porque eles são inimputáveis.

    Quanto ao controle de armas, como a lei foi aprovada sou mais contra que a favor. Só vai levar o comércio de armas pros bandidos.

  29. Helenice

    Cris eu concordo com vc em tudo que disse, mas se fosse com os meus filhos eu queria matar bem devagar cada um. Tenho pena por estarmos vivendo deste modo,pior que animais. Acho que essa jovem foi mentirosa, burra, inconsequente, apenas isso, mas não merecia o que aconteceu. É aquela velha história, tinha tudo, mas queria uma aventura. Pobre dos pais também.

  30. Edu Lima

    Acho que todos nos, ou pelo menos a maioria cocorda que uma serie de leis e regras devem ser modificadas. Creio que o momento senão agora, está próximo de se começar a discutir o que mudar, alterar o código penal, eliminar uma série de possibilidades de recurosos desnecessários que hojê sobram na legislação.

    Aplicar castigos e compri-los. Na minha cabeça existem algumas idéias como.

    Bem se num crime como por exemplo um roubo, eu que sou maior de idade e meus corparsas usamos um menor de idade tipo um Zé Pequeno. Acho que neste caso caso fique provado que tinha um menor no grupo, a punição deve ser acrescida em 100%. Creio qeu isso iria desistimular eu como criminoso a colocar um menor na fita.

    Outra coisa acabar com certas coisas que acontecem quando alguem que tem curso superior vai preso. Cela especial e tal… Puta o cara tem que ficar preso (não interessa se isso custa R$ 5,00 ou 5.000R$), como todo mundo, pior por ele ter estudo e saber como ninguém o que é certo e errado a pena dele deve ser maior.

    Hojê me parece que na verdade mudar as coisas é prá lá de difícil. Imagine:

    Você Cris, Sergio, Victorio e Zê. investem uma grana para apreender uma linguagem de programação, 2 anos depois quando vc está craque naquilo, a mantenedora da linguagem resolve mudar tudo, tipo você vai ter que estudar tudo novo, para saber fazer o seu trabalho.
    Acho que no direito acontece a mesma coisa, tem que mudar a sociedade que não é atendida enxerga isso cada vez mais nitido. Só que quem ganha com a situação do jeito que esta ai, não quer mudança. todos em menor ou maior grau resi9stem a mudança, a mudança implicaria em apreender novos procedimentos, recertificar um monte de gente, reordenar cursos, perca de estatus, enfim é só imaginar o que isso significa. Mas é obvio que a mudança é cada vez mais necessária.

    Ou tem algume aqui que acha justo um Juiz de direito ser processado por um determinado crime e sua punição ser aponsentado compulsoriamente com uma salário de R$ 16.000?

  31. Alex

    Pena de morte? No Brasil?
    Só pode ser brincadeira. Não conseguimos fazer justiça pelos caminhos normais e simples, como colocar em prática algo radical assim?
    Além disso, como julgar alguém que é “vítima” de um país que tem uma das maiores desiguladades sociais. as oportunidades são cerceadas àqueles mais pobres desde qdo nascem até sua maioridade.
    Enfim, tem que resolver muita coisa antes que contribui para a criminalidade, antes de pensarmos nisso. É dar condições iguais de educação, saúde, etc etc…
    Outra, se tivéssemos um sistema penitenciário rígido e um judiciário efeicaz, a morte seria um alívio para o bandido. Se fosse prejudicado diretamente, eu iria preferir q ele (bandido), sofresse por 70-80 anos em sistema fechado.
    Por aí.

  32. Marcelus

    Olha,

    Esta idéia de que “crimes são fundamentalmente reações colaterais da pobreza, e só portanto se pode resolvê-los a longo prazo, através do combate à pobreza e à injustiça social” sempre foi uma bandeira defendida pelos ideólogos de esquerda ao redor do mundo, mas, na minha opinião, ela simplesmente não funciona.

    Vejamos: pelo li e reli, todas as estratégias de combate indireto à violência baseadas apenas em promoção de uma melhor igualdade social nunca surtiram o efeito desejado, tanto que até meados dos anos 90 achava-se que a criminalidade nas cidades era algo praticamente impossível de se solucionar rapidamente, podendo apenas ser controlada na medida do possível.

    Foi aí que entrou na prefeitura da então violenta cidade de Nova York o republicano Rudolph Giuliani. Ele foi em décadas o primeiro administrador a conseguir reduzir significativamente o crime numa região metropolitana num curto prazo.

    O segredo do milagre? Simples: a administração parou de ver o crime apenas como uma caso social e passou a vê-lo como um caso de polícia. A política de tolerância zero, com a ação dura, forte e precisa da polícia, trabalhando de maneira inteligente e de acordo com a lei, acabaram reduzindo as taxas de crimes enormemente, fazendo da cidade um exemplo para o mundo.

    A propósito: pobreza e má distribuição de renda não são necessariamente sinônimos diretos de taxa de criminalidade. Já ouvi falar por exemplo que a criminalidade na Índia, a despeito de seu sistema de castas, tem índices relativamente bem mais baixos do que os do Brasil.

  33. cynthia

    Qualquer pessoa vai reagir emocionalmente se acontecer (toc,toc, toc) um crime na família, é o comportamento normal. Mas essa reação emocional não é função do Estado! A ele cabe o julgamento racional. Ou então, abolimos o Estado e voltamos para a época de vingança privada.

    O absurdo é ver que usam a tragédia de duas famílias para ganhar dinheiro e influenciar idéias demagógicas. Lugar de criança e adolescente é na escola, até completar o ensino médio (de preferência, profissionalizante). Mandar pra cadeia é eliminar a possilibilidade do menor ser aceito na sociedade. E aí a criminalidade vai aumentar, vamos pedir penas mais altas, etc.
    Pergunto: de que adianta penas altas se um processo de homicídio leva mais de dois anos, podendo chegar até a vinte? Pode colocar pena até de 100 anos, a sensação de impunidade é a mesma. Não seria mais lógico criar um sistema de punição mais ágil? Mas aí vai ser assunto burocrático, não vai vender jornal e a gente vai ter de se contentar em comentar coisas menos emocionantes, como o final do Matrix Revolutions ou a última derrota no futebol…

    Falando em demagogia: não se pautem pelos Estados Unidos quando estivermos falando de crimes. Eles têm um sistema penal ilógico, e adoram mandar doentes mentais, pobres e negros pro corredor da morte.

    O tolerância zero (criado por um administrador-marketeiro que hoje ganha fortunas para implantar o mesmo sistema em outras cidades), na prática só serviu para prender pobres, sem-teto, imigrantes ilegais, e outros “indesejados”, além de gerar muitas reclamações de abusos policiais. Mas, como tira o “incômodo” da rua, a população que vota (e que não faz parte do grupo de indesejáveis) se sente segura…

  34. Alex

    Marcelus,

    Algumas considerações em sua opinião merecem destaque e alguns números são importantes.

    Em primeiro lugar, todos os planos de ação contra a violência terão resultados muitíssimo limitados quando se privilegiam, de forma exagerada, ações repressivas em detrimento da prevenção. Fala-se muito da queda dos índices de criminalidade verificados, nos últimos anos, em algumas das principais cidades nos Estados Unidos. Para alguns, menos informados, esta queda seria conseqüência exclusiva de investimentos na repressão. No entanto, medidas repressivas e preventivas caminharam juntas, contribuindo para a redução da criminalidade. Além disso, a economia americana, na época, apresentava excelente desempenho, com diminuição do desemprego, e reduziu-se o número de jovens na faixa etária dos 18 aos 25 anos, justamente aquela mais envolvida com a criminalidade violenta.

    Alguns estudos da Rand Corporation, nos Estados Unidos, demonstraram as vantagens de investimentos pró-ativos ou preventivos: um milhão de dólares investido na imposição de sentenças longas a traficantes de drogas previne o consumo de doze quilos de cocaína, ao passo que o mesmo milhão investido em tratamento de dependentes químicos reduziria o uso em cem quilos; um milhão de dólares investido em prisões evita 60 crimes ao ano e a mesma quantia investida em educação de segundo grau evita 258 crimes ao ano.

    Inúmeros estudos de organismos internacionais indicam que a criminalidade violenta está diretamente relacionada à desigualdade na distribuição da renda. E, como se sabe, na lista dos campeões de desigualdade, o Brasil tem conseguido se manter sempre entre os primeiros lugares. Se não houver alterações nas prioridades nacionais, que produzam maiores investimentos na área social, devemos todos arquivar nossas esperanças de que a criminalidade baixará.

    Os investimentos nas polícias são urgentes. Não se pode continuar convivendo com uma polícia despreparada, mal treinada e técnicamente pobre. Não se pode continuar convivendo com duas polícias que não se entendem, não conseguem trabalhar integradas e com eficácia. E também não se pode continuar admitindo que policiais ganhem salários de fome, que só lhes permitem viver em favelas, ou na periferia das grandes cidades, sem qualquer possibilidade de ascensão social.
    É preciso investir, também, no controle externo das polícias. A polícia, no Brasil, mata o pobre, o negro, o favelado. Ou seja, mata quem não tem poder de articulação, quem não consegue fazer ouvir sua indignação.

    O Sistema Penitenciário Nacional já acumula um déficit de 60.000 vagas, há milhares de mandados de prisão não cumpridos e milhares de homens e mulheres com direito a livramento condicional que continuam presos.

    Tem que mudar muita coisa antes.

    Como diz o comercial, Marcelus, tá na hora de vc rever os seus conceitos.

    Abraços

  35. Marcelus

    Alex, não acho que o problema da pobreza e da má distribuição de renda no Brasil não seja algo a ser combatido, assim como também acho que pode haver influência desses fatores no aumento da criminalidade por aqui.

    Mas eu não acho que este seja o único e principal motivo da existência de uma criminalidade tão alta no país, ao contrário do que muitos dizem. O funcionamento manco de todo nosso sistema legal, judiciário, penal e policial contribui fundamentalmente para isso.

    Veja bem, eu não defendo coisas como as ROTAs da vida que saem por aí “batendo e arrebentando”. Isso nunca foi eficiente, afinal de contas se fosse estaríamos vivendo numa “Suécia”. Mas por outro lado também definitavemente não acredito que cursinhos de balé e artesanato para crianças carentes de Heliópolis possam ajudar substancialmente na diminuição dos roubos e assassinatos pela cidade de São Paulo, por exemplo.

    Sim, eu sou a favor da reformulação das polícias (de preferência com a unificação e a desmilitarização delas), assim como também acho que políticas de inclusão social devem ser implementadas com dterminação no país (sim, eu votei em Lula para presidente).

    Mas eu acredito que não se deveria relativizar os crimes que acontecem diariamente no país apenas porque “o fulano que fez o sequestro-relâmpago é pobre, tadinho, e vítima do sistema social que é apoiado pelo casal de classe média que ele acabou de roubar”. Isso no mínimo é ofensivo aos pobres, que em sua grande maioria nunca se envolveram com crime algum.

    Me desculpe se esta minha premissa é direitista/conservadora, mas ao meu ver, bandidos não podem ser encarados como vítimas. Bandidos tem que ser encarados como criminosos infringiudores da lei. E como infringidores da lei, merecem e tem que ir para a cadeia.

    Palavra de quem já foi vítima de 7 assaltos, um deles tendo uma arma apontada na cara.

  36. Marcelus

    Ah, a respeito da queda da criminalidade em NY: o assunto gera muitos debates entre estudiosos e intelectuais, mas pelo o que eu sei já houveram anteriormente à administração Giuliani casos em que mesmo com a economia boa, NY não tinha uma respectiva queda na taxa de criminalidade.

  37. Marcelus

    Bom, não sei estou escrevendo demais por aqui, mas eu só queria acrescentar mais uma coisa:

    Óbvio que o modelo policial brasileiro de “combate” ao crime é errôneo; o ideal seria direcionar a ação sempre para a *prevenção* do crime, impedindo que ele ocorra.

    Assim como a polícia deveria ter um contato mais humano com a população em geral, e não como é hoje, em que muitos casos ela tem um comportamento parecido com o de uma tropa de oupação em patrulha.

    Mas isso já é uma outra história…

  38. u

    Eu quero que se foda se diminuir a idade penal vai resolver ou não a criminalidade, o certo é para cada crime seu castigo, ele estuprou e matou que fique trinta anos na cadeia e não só três como é a lei hoje!!!!!!

  39. EdGenes

    Que o Cris se encontre com o Chico Picadinho. Aí ele vai mudar de idéia sobre a pena de morte!!!! rs rs rs

  40. Nishi

    E eu quero que o EdGenes se encontre com o pessoal da Escola Base…

    É tão fácil achar uma solução mágica pra coisa… vai alguém aplicar o tolerância zero, vai. REALMENTE alguém acha que isso é aplicável?? Nossas polícias têm dois comandos, nossos policiais muitas vezes sequer sabem que determinada conduta é um crime… poxa, eu fui assaltado em Belém certa vez. Fui fazer um BO. Tá lá escrito que eu fui furtado mediante ameaça de 4 indivíduos portando facões. Furto á mão armada!!!! Lavrado na própria delegacia!!!!

    Educação! Educação faz com que as crianças se qualifiquem profissionalmente, que tenhma consciência de seu desenvolvimento intelectual… educação significa cidadania, cobrar de quem governa, tentar não votar errado. Educação evitaria até mesmo que o Duard cometesse tantos erros de português!!!

    Não é mudar a lei, mas aplicá-la. Esse é o grande problema. E a curto prazo… a curto prazo existem as soluções mágicas daqui e dali. Só que não adianta nada diminuir a maioridade penal se não formos capazes de aplicá-la. Isso sem entrar no mérito so ser ou não ser certo…

  41. Nishi

    Ok, eu estava refletindo e mudei de idéia. Tem que matar todo mundo e ponto final.

    Maldita insônia.

  42. Libbe zu Dritte

    Sejamos práticos…

    Poste alguma outra coisa, Cris, e chega dessa disussão…

    Pro registro, fica a minha opinião: O melhor presídio é aquele a 7 palmos de fundura…

  43. duard

    :-(

    44 comentários é dimais…minha caixa de entrada ta cheia de “Sejamos práticos”

    E olha que nem estamos discutindo a solução :-|

  44. duard

    BARBÁRIE EM SP

    Pai de estudante morta se une a novelista

    Glória Perez demonstrou interesse em ter o apoio do pai de Liana paras penas mais rígidas.

    Vai virar novela das oito !

  45. Geovani

    Eu acho que pena pra estupro é ficar na cadeia 30 anos e levar o troco todo dia até sangrar o *,pra ter noção da merda que fez! Mesmo que tenha 16 anos… qual é, ele sabia o que tava fazendo!
    Já pena de morte eu concordo que não vai resolver muita coisa e é complexo demais pro Brasil, só vai servir pra pobre e em alguns casos a pessoa pode ser inocente e pagar com a própria vida, muita responsabilidade!
    Redução da maioridade pode não resolver porra nenhuma, mas é melhor que deixar esses FDPs soltos por aí… Quanto tempo vai demorar pra esse psicopata voltar às ruas?
    Não adianta ficarmos pensando só em educação pra resolver o problema, isso é pra daqui a vários anos, mas até lá o que a gente faz? Melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada.

  46. Cristiano Dias

    É fácil ver aqui que (como eu já suspeitava) todo mundo que defende a diminuição da maioridade não está preocupado em diminuir a criminalidade. Está preocupado com a vingança. “O cara tem mais é que pagar pelo que fez”.

    Depois não sabem como é que o Brasil virou a zona que é…

  47. duard

    Óbviamente.

    Um cara de 15 anos hoje, não é um cara de 15 anos de 1995, nem um cara de 15 anos de 1988.
    Quando eu tinha 15 anos eu jogava bola, soltava pipa, etc … hoje, conheço muleques de 15
    anos no meu bairro, que juntam dinheiro para comprar cano. Roubam Toca-CD´s facilmente, sem
    quebrar o vidro do carro. Colecionam as tais “michas”, que utilizam para abrir os carros.
    Sentem-se felizes, quando descobrem que sua “micha” pode abrir um Astras 2003.

    Eu conheço muleque assim !
    Para mim, eles não tem recuperação. É uma coisa de familia. Se a familia esta podre, mora podre,
    estuda podre, etc podre … o filho será podre !

    É meio radical…mas daqui, o que eu vejo, é isto.

  48. Marcelus

    Exigir vingança (linchamento, estupro do estuprador) é uma coisa. Exigir que a justiça seja feita e que não hajam crimes impunes é outra.

  49. Geovani

    Já que a idéia é sermos práticos…
    a) o cara passa dessa impune e vai estar fazendo a mesma coisa de novo em alguns meses e dessa vez pode inclusive ser com algum ente querido seu, meu, sei lá.
    b) o cara vai pra cadeia e fica lá por uns 40 anos.

    Ok, escolhendo a opção B provavelmente ele nao vai ser recuperado e vai desenvolver um monte de “habilidades” novas. Mas vai estar por aí só daqui a 40 anos, até lá provavelmente o bilau dele nem vai mais funcionar (salvo casos de estupradores usando viagra), entao é uma cagada a menos que ele vai poder fazer!
    Vamos supor que ele viva mais uns 20 anos depois de sair da cadeia. Assim sendo, se ele fosse preso teria 20 anos pra pintar e bordar. Ficando impune vai ter 60 anos!!

    Acho que não é só uma questão de vingança…

  50. Nishi

    Ok, passou a insônia. Retiro o que eu disse no comentário… 42º, eu acho. Existe muita raiva no mundo, vocês não acham?

  51. Lu

    Marcelus,
    o balé e o artesanato são algumas das coisas que podem mostrar para as meninas e meninos que existe algo na vida além de ser aviãozinho de droga!

  52. duard

    Ultimas palavras do pai da menina morta, em resposta à aqueles que dizem que emoção/raiva/vingança é o motivo dele querer mudanças na lei :

    - É urgente alguma coisa ser feita. Eu vejo que tem projeto há dez anos engavetado. Não vem me dizer que eu estou emocionado. Eu estou até calmo demais. Não é emoção. Eu quero trazer a discussão. Duas vidas (Liana e Felipe) preciosas se foram. Não podemos mais tapar o sol com a peneira, falar que é calor da discussão, que é caro para o Estado. A vida dos nossos filhos custa barato?

  53. dawalibi

    Nos momentos de grande discórdia, nada como ouvir a opinião sensata de uma especialista. Abre aspas:

    “Polêmica: Hebe diz que menor “não sairia vivo” caso se encontrasse com ele

    12:12 18/11
    Redação (editorultimosegundo@ig.com)

    SÃO PAULO - A apresentadora Hebe Camargo, do SBT, afirmou que o menor acusado do assassinato dos adolescentes Liana Friedenbach, 16 anos, e Felipe Caffé, 19 anos, “não sairia vivo” caso o encontrasse. A polêmica declaração foi feita durante o programa da apresentadora, na noite desta segunda-feira.

    “Eu vou fazer uma entrevista com você (o menor). Vou mesmo. Se me deixarem eu vou. Mas eu vou armada. Eu saio de lá e vou para a cadeia. Mas ele não fica vivo”, afirmou.

    O programa discutiu a redução na maioridade penal e o assassinato dos adolescentes, com a presença do pai de Liana, o advogado Ari Friedenbach, e da mãe de Felipe, a auxiliar de enfermagem Lenice Caffé. Na ocasião, Ari disse que o menor é “irrecuperável” e que os governantes precisam ouvir o clamor da população brasileira.

    A atriz Marília Pêra, a dançarina Carla Perez, o ator Daniel Zettel e a jogadora Virna também discutiram o tema.”

  54. duard

    Por favor,

    alguem mate Carla Perez !

  55. Sandrus

    Estamos colhendo o que foi plantado por gerações em termos de falhas em educação, saude e qualidade de vida, as diferencas sociais estao cobrando a fatura, não vai ser tornando individuos de 10 anos maiores ou instituindo a pena de morte que resolveremos o quadro, nem é com soluções imediatistas.

  56. Gabrielle

    É agora pensa bem…vamos supor que um assasino desse matou umas 10 pessoas…quantas vidas c foram?10..s matarmos mais essa(o assasino)quantas serão?11..alguma delas vai voltar?não.então pq não dexam essa pessoa num a prisão perpétua…além do + muitas pessoas tem mania de generalizar quem é você para dizer que quando o bandido sair da cadeia ele irá continuar matando..e quem é você pra dizer que ele mata por prazer…e como as pessoas que são a favor explicam o fato de centenas de pessoas inocentes são mortas?a pessoal para e pensa um pouco neh!!!

Deixe seu comentário

Acompanhe os comentários via RSS.

© 2000-2008 Cristiano Dias. Alguns direitos reservados. Só alguns, não se preocupe.
Based on a tbeseda & 5ThirtyOne design.
RSS