O ano começou

Aproveitando o fim do carnaval e lembrado pelo texto do [cc] que diz “agora sim, o ‘ano comercial brasileiro’ começou.” venho aqui derrubar mais um mito brasileiro: o de que somos todos vagabundos e que o ano só começa depois do carnaval.

Como já comentado por aqui a maior mania nacional não é nem futebol nem samba, é falar mal do Brasil. Nove entre dez estrelas de Botucatu enchem a boca para dizer que esse país é uma esculhambação, que o ano só começa depois do carnaval, coisa e tal. Tendo vivido 3 anos fora vou apontar o dedo e dizer que por aqui é igualzinho mas ninguém percebe. Nada acontece no verão.

O raciocínio é simples: todo mundo prefere tirar férias no verão. É quando está mais quente, é o maior período de férias escolares, quando há pacotes com bons preços e, no caso do Brasil, quando há um feriado de 4 dias e meio que dá uma valorizada nas férias. Toda empresa precisa se organizar e ver quem vai tirar férias quando e quem decide alguma coisa acaba ficando fora da empresa alguns dias. Decisões não são tomadas e negociações só começam depois do período de férias acabar. As vendas caem e todo mundo sabe que verão é época de poucos negócios, nos outros meses do ano corre-se atrás. Nos EUA e Canadá isso é visto com normalidade. Todo mundo precisa de férias.

Quem nunca tirou férias terminando no carnaval, justamente para dar aquela esticada final? “Fechar com chave de ouro”? Mas como no Brasil o legal é falar mal do próprio país e mostrar como os de fora são evoluídos (e viajar nas férias dentro Brasil é coisa de pobre, o lance é ir pra Disney) logo a culpa cai em cima da folia e brasileiro vira vagabundo. Com o verão brasileiro acontecendo no início do ano a associação direta é “o ano ainda não começou”.

Faz-se muita piada de que os americanos não sabem a capital do Brasil. Mas com certeza eles (e boa parte dos europeus) não fazem a menor idéia de que no hemisfério sul as estações do ano são invertidas. Ontem me perguntaram se nevava no Brasil. Quando respondi que raramente e só em alguns lugares perguntaram: “Ah, só no norte?” Enquanto o pau está comendo por aqui no inverno é verão no hemisfério sul e todo mundo está usando o seu direito a tirar férias. Os gringos não acham ninguém nas empresas e ouvem a resposta de que o Doutor Fulano só volta depois do carnaval. Eles berram de lá que no Brasil nada começa depois do carnaval, que nós somos vagabundos, abaixamos a cabeça e concordamos. Mas devagar a gente vai mudando isso, não vai?


:: Escrito por Cristiano Dias, dia 6 Mar 2003, 09:38, em Brasil-sil-sil.

8 Comentários

  1. dawalibi

    Essa história de que “no Brasil o ano só começa depois do Carnaval” não passa de um grande mito alimentado pela baixa auto-estima do brasileiro. Além de tudo é um grande desrespeito com as milhôes de pessoas trabalhadoras deste país e que desde o primeiro dia útil de janeiro já pegam no batente sem descanso. Se o país pára durante o Carnaval (e não antes) essa é outra história, que tem a ver inclusive com a realização de um espetáculo de cunho turístico para atrair gringos que vêm aqui gastar os seus dólares (e, é claro, descansar…). Diga aos trabalhadores dos bares, restaurantes e hotéis que o Brasil pára durante o Carnaval, e eles mandarão interná-lo em algum hospício. Então, antes de algumas pessoas ficarem repetindo maquinalmente que “o ano só começa depois do Carnaval”, sem sequer pensar na bobagem que estão falando, deveriam andar nas ruas nos meses de janeiro e fevereiro e observar melhor o país em que vivem.
    É isso aí. Eu também fico indignado com essa conversa.

  2. leticia daquer

    Eu sempre digo que pelo menos o Carnaval é soh uma semaninha. Pior é aqui na Europa, onde em agosto tudo fecha, de hotéis a restaurantes. Neguinho pega suas malinhas, cola um avisinho na porta e simplesmente pica a mula. Aqui na Italia, entao, é um desastre. Hotéis e restaurantes também fecham no inverno, quando é baixa estaçao. Nao se trabalha dia 26 de dezembro, porque é Santo Stefano. Alias, nao se trabalha até bem depois do Ano Novo. O escritorio onde eu trabalho soh reabriu dia 7 de janeiro -depois do dia de Reis. Entao tah.

  3. Renata

    Moro no Brasil e trabalho diretamente com os italianos. Esse ano simplesmente tinhamos uma grande negociação em andamento, que renderia um bom contrato a essa empresa, e no entanto o cara saiu de férias em agosto (sem nos ter avisado: “bom, entrarei em férias e no meu retorno continuamos”) e tivemos de tentar localizá-lo ainda na volta das férias dele. Vou te dizer, se fosse por aqui cabeças teriam rolado e certamente essa figura não estaria mais trabalhando aqui…

  4. Luz

    É verdade, Cris. A gente só toma consciência do comportamento de auto-degradação da imagem do brasileiro quando se ausenta do País por uns tempos. Eu senti isso quando morei aí nos US. Se a gente amasse mais o Brasil como se ama o futebol, seríamos uma grande nação. Quem sabe…

  5. CrisDias weblog » Feliz ano-novo

    […] Esse papo de reclamar de carnaval, eu acho que já bloguei aqui, é uma enorme de uma besteira, porque no hemisfério norte todo mundo “pára” durante o verão no meio do ano. Afinal de contas todo mundo precisa tirar férias e melhor que (1) as férias sejam quando é mais quente e (2) as férias sejam junto com as férias escolares da garotada. […]

  6. Feliz ano novo » CrisDias weblog

    […] o fim do verão, a volta às aulas e, portanto, a volta das férias. Eu já falei aqui no blog em 2003 sobre esse papo de falar mal dessa característica do calendário brasileiro. Americanos (que […]

  7. Baxt

    Como a Leticia bem comentou ha uns 6 anos (eu vi, o comentario dela eh de 2003), aqui nas Oropas nada funciona em agosto. Todo mundo tira ferias, os escritorios ficam sempre desfalcados, e para tomar decisoes eh uma dificuldade (porque sempre tem alguem importante que esta fora).
    Brasileiro tem mania de falar mal do pais mais do que o pais merece…

  8. L I L I A N E

    Como a Leticia bem comentou ha uns 6 anos (eu vi, o comentario dela eh de 2003), aqui nas Oropas nada funciona em agosto. Todo mundo tira ferias, os escritorios ficam sempre desfalcados, e para tomar decisoes eh uma dificuldade (porque sempre tem alguem importante que esta fora).
    Brasileiro tem mania de falar mal do pais mais do que o pais merece…

© 2000-2014 Cristiano Dias. Alguns direitos reservados. Só alguns, não se preocupe.
Based on a tbeseda & 5ThirtyOne design. doismidela primeraza
RSS