Boniteza x Usabilidade

Ainda na briga dizáiners x arquitetos da informação (ou como bem disse o newtonfo aqui nos cometários: Information Architects are from mars, designers are from venus) o Elcio Ferreira explica como fazer uma página leve e sem tabelas, mas que ainda assim tem identidade visual. (vi no TopLinks)

Eu confesso que o meu design anterior tentou ser table-less e esbarrou em alguns problemas, o principal deles o fato de ser impossível selecionar textos com o mouse para o copia & cola no Internet Explorer. Nesse design atual voltei às tabelas e já descobri que o IE6 não mostra XHTML na tela lá muito bem.

Mais importante do que XHTML x HTML ou tabelas x CSS o texto do Elcio cita o HTML inútil que certos editores WYSIWYG (Frontpage, Dreamweaver, etc.) metem no meio da sua página.

<font face="Verdana"><b></b><i></i><font size="1"><b></b></font><font face="Arial">Texto</font></font>

E eu nem vou citar os “sites” feitos em MS Word…

3 thoughts on “Boniteza x Usabilidade

  1. A primeira versão do site da minha mãe, também fiz sem tabelas, mas depois voltei a elas. A idéia é muito legal, mas o meu conhecimento de CSS me impede de fazer algum leiaute que não seja muito primário e que ainda fucione bem em qualquer navegador.

    Quanto às gordurinhas de código, foi por elas que eu adotei o HomeSite desde o início do meu aprendizado até hoje. Como programador, sempre tive interesse em ver o código e aquele monte de lixo que os editores WYSIWYG me dava calafrios.

Comments are closed.